As assessorias de comunicação são responsáveis por criar e manter um canal contínuo de comunicação entre a organização e seus públicos, sendo a comunicação aqui entendida de forma integrada e sistêmica, em que as interações com a imprensa envolvem a atuação de diversos profissionais. Nesse sentido, os assessores atuam como facilitadores, promovendo uma comunicação eficaz e transparente. Sua função exige uma abordagem multifuncional e abrangente, demandando conhecimentos relativos a diferentes áreas e departamentos da organização.
Marcielly C. Moresco et al. Assessoria de Comunicação. Porto Alegre: SAGAH, 2020 (com adaptações).
Considerando que o fragmento de texto precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo a respeito da atuação da assessoria de comunicação nas organizações públicas. Em seu texto, responda, de forma fundamentada, aos seguintes questionamentos.
1 Qual é o papel do assessor de comunicação na manutenção do diálogo entre a organização e seus diferentes públicos? [valor: 10,00 pontos]
2 No âmbito do conceito de comunicação integrada, como as funções da assessoria de comunicação se relacionam com as de relações públicas? [valor: 10,00 pontos]
3 Como o assessor de comunicação pode atuar na interlocução entre a organização e os meios de comunicação externos? [valor: 8,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A divulgação jornalística das instituições na mídia não é um processo simples e linear. Tem caráter intencional e negociado, evidenciando, do início ao fim, o que a instituição considera importante e interessante em um acontecimento para que ele ganhe o estatuto de notícia, bem como que estratégias utiliza para que esse acontecimento passe a ter existência pública. Primeiro, existe uma clara intenção da maioria das instituições de se colocar, junto à imprensa, como uma referência em seu campo de atuação; depois, nem tudo o que acontece nas instituições transforma-se em notícia para a imprensa, embora, em geral, elas disponham de estrutura própria ou terceirizada; e, por fim, a produção da no…
As assessorias de comunicação são responsáveis por criar e manter um canal contínuo de comunicação entre a organização e seus públicos, sendo a comunicação aqui entendida de forma integrada e sistêmica, em que as interações com a imprensa envolvem a atuação de diversos profissionais. Nesse sentido, os assessores atuam como facilitadores, promovendo uma comunicação eficaz e transparente. Sua função exige uma abordagem multifuncional e abrangente, demandando conhecimentos relativos a diferentes áreas e departamentos da organização.
Marcielly C. Moresco et al. Assessoria de Comunicação. Porto Alegre: SAGAH, 2020 (com adaptações).
Considerando que o fragmento de texto precedente tem caráter unic…
Uma empresa de pequeno porte, que produz compotas artesanais de frutas do Cerrado, necessita profissionalizar seu modelo de negócios para alcançar liderança comercial. Para tanto, a empresa optou por contratar os serviços de um estúdio de design, que deve elaborar uma proposta de trabalho que atenda aos interesses da pequena empresa no que se refere à estratégia de comunicação visual.
Tendo como referência a situação hipotética acima, redija, na condição de gestor sênior do estúdio de design contratado, um texto dissertativo, apresentando a referida proposta estratégica de comunicação visual, com base em metodologias de gestão de projetos.
Ao elaborar seu texto, atenda ao que se pede a segui…



