
“Falta amor no mundo, mas falta também interpretação de texto”, diz uma frase atribuída ao jornalista Leonardo Sakamoto constantemente veiculada nas redes sociais, seja qual for o assunto em questão. De história a aquecimento global, de política ao meme do dia, aparentemente as pessoas têm muita dificuldade em interpretar e compreender o que outras pessoas querem dizer. E, se isso é um problema na idade adulta, a solução pode estar em ensinar essas duas habilidades lá no início, no ensino básico.
O Brasil, especificamente, ainda enfrenta muitas dificuldades para alfabetizar seus estudantes na idade correta. Os motivos são muitos, mas é justamente na alfabetização que o problema da falta da capacidade de interpretar textos poderia ser corrigido. Para a coordenadora pedagógica da Aprende Brasil Educação, Angela Biscouto, “interpretação de texto se aprende no ensino básico. É nessa fase que temos de ensinar as crianças a ler com um olhar crítico sobre os conteúdos que são apresentados a elas”.
Internet: <centralpress.com.br> (com adaptações).
Considerando que os textos anteriores têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo-argumentativo acerca do seguinte tema.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS: LACUNA NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA?
Em seu texto, posicione-se com clareza a respeito do tema [valor: 1,50 ponto] e aborde os seguintes aspectos:
1 importância do domínio da leitura e da interpretação de textos para a formação de uma pessoa; [valor: 2,00 pontos]
2 problemas no ensino tradicional e demandas específicas dos alunos, dos profissionais da educação e do ambiente escolar; [valor: 3,00 pontos]
3 estratégias didáticas que podem favorecer o aprendizado da interpretação textual. [valor: 3,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.



