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Linhas
Q414512 | Libras, Inclusão e Taquigrafia
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2024
Órgao: Pref Joinville - Prefeitura Municipal de Joinville
Cargo: Professor

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A inclusão da Língua de Sinais Brasileira (LIBRAS) nas escolas é um passo fundamental para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Reconhecendo a importância da LIBRAS como meio de comunicação e expressão para a comunidade surda, a sua integração no ambiente escolar visa garantir igualdade de acesso à educação. No entanto, a implementação de LIBRAS como parte do currículo enfrenta desafios que vão desde a formação de professores até a adaptação de materiais didáticos. A formação adequada de professores é um ponto crucial, demandando não apenas conhecimento técnico sobre a língua, mas também sensibilidade para compreender as necessidades específicas dos alunos surdos. Além disso, a elaboração de materiais didáticos para contemplar a diversidade linguística apresenta desafios logísticos e pedagógicos. A superação desses obstáculos requer um comprometimento coletivo, envolvendo instituições educacionais, professores e toda a sociedade, para assegurar que a inclusão da LIBRAS seja efetiva.

Ueudison Alves Guimarães e Renata Cristina Vilaça Cruz. Os desafios da inclusão de LIBRAS no contexto educacional: revisão de literatura.
In: Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano. 06, Ed. 12, Vol. 02. Dez. de 2021, p. 75-91 (com adaptações).

Considerando que o fragmento precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo-argumentativo acerca do ensino e da utilização da LIBRAS no ambiente escolar, abordando os seguintes aspectos:

1 principais obstáculos para o ensino de LIBRAS; [valor: 3,00 pontos]
2 principais formas de se garantir que a LIBRAS seja efetivamente ensinada; [valor: 3,00 pontos]
3 políticas públicas necessárias para promover a utilização da LIBRAS no ambiente escolar. [valor: 3,50 pontos]


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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