Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o estado de pandemia da covid-19, considerando o aumento do número de casos e a disseminação global do vírus causador dessa doença. No Brasil, em resposta à evolução do cenário epidemiológico, o Ministério da Saúde decretou o estado de transmissão comunitária do SARS-CoV-2 em território nacional, por meio da Portaria GM/MS n.º 454, de 20 de março de 2020. Após 26 meses dessa declaração, levando em conta a melhoria significativa do cenário epidemiológico no país, a ampla cobertura vacinal e a robustez da capacidade de assistência do SUS, o Ministério da Saúde anunciou, em 17 de abril de 2022, a revogação do status de emergência de saúde pública de importância nacional (ESPIN), oficializada por meio da Portaria GM/MS n.º 913, de 22 de abril de 2022.
Em âmbito global, no dia 5 de maio de 2023, a OMS declarou o fim da emergência de saúde pública de importância internacional (ESPII), fundamentada na melhoria contínua da situação epidemiológica, no aumento da cobertura vacinal contra a covid-19 em escala mundial e na tendência decrescente de óbitos, hospitalizações e internações em unidades de terapia intensiva. Tais indicadores demonstraram uma redução substancial no número de casos graves desde o início da pandemia, alinhando-se também ao perfil epidemiológico observado no Brasil. A partir dessas constatações, a OMS concluiu que a covid-19 deveria passar a ser tratada como um problema de saúde estabelecido e contínuo, não mais configurando uma emergência global.
Considerando que o texto acima tenha caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca de ações de vigilância em saúde da covid-19 no Brasil, atendendo ao que se pede a seguir.
1 Explique como o Brasil respondeu à recomendação da OMS sobre a nova abordagem da covid-19. [valor: 10,00 pontos]
2 Esclareça como é conduzida atualmente a vigilância genômica da covid-19 no Brasil. [valor: 15,00 pontos]
3 Discorra sobre as medidas de vacinação contra a covid-19 e os tratamentos para a doença que foram incorporados ao SUS. [valor: 13,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Considerando que a mais prevalente entre as demências é a doença de Alzheimer — doença neurodegenerativa, progressiva, sem cura, incapacitante, que predomina em pessoas idosas, com idade acima de 60 anos de idade, e leva à perda de autonomia e à necessidade de cuidadores —, redija um texto dissertativo que, responda, necessariamente, aos seguintes questionamentos.
1. Quais são os fatores de risco para a doença de Alzheimer? [valor: 2,00 pontos]
2. Quais são os principais sinais e os principais sintomas da doença Alzheimer? [valor: 2,50 pontos]
3. Quais são os cuidados cabíveis aos profissionais de enfermagem da atenção primária em saúde, ou mesmo hospitalar, quando da admissão de pacientes c…
Após o aumento do número de casos de coqueluche na Europa e na Ásia, nos primeiros meses do ano de 2024, o Brasil tenta controlar o crescimento do número de casos no país. Nesse sentido, o enfermeiro destaca-se como um profissional essencial na prevenção e no controle de doenças infecciosas transmissíveis, como a coqueluche, e possui as competências necessárias para atuar na cadeia de infecção bacteriana da coqueluche.
Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter motivador, redija um texto dissertativo, a respeito da assistência de enfermagem efetiva nos casos de coqueluche que chegam à Unidade Básica de Saúde. No seu texto, faça o que se pede a seguir.
1 Enuncie o conceito de coq…
Um paciente de sessenta e dois anos de idade apresentou-se em consulta com o enfermeiro de uma unidade básica de saúde relatando perda de peso, tosse persistente, dispneia e falta de apetite; negou vômitos ou diarreia. O paciente, que não é tabagista, disse também que havia três meses apresentava tosse produtiva, com escarro amarelado e raias de sangue. Além disso, desde que surgiram os primeiros sintomas sentia-se cansado, com energia insuficiente e letárgico; não sentia dor. Após os exames físicos, constatou-se temperatura axilar de 38 ºC, 16 irpm, 95 bpm, pressão arterial de 125 mmHg × 85 mmHg; o peso registrado foi de 56 kg e a altura de 1,75 m. O exame físico do aparelho respiratório re…



