A despeito da previsão do direito de acesso à justiça no plano formal, não há como se desconsiderar a existência de inúmeros obstáculos que tendem a refletir diretamente na capacidade de efetividade de tal direito. Nesse sentido, o próprio hermetismo da linguagem jurídica pode figurar como um instrumento de cerceamento do amplo acesso à justiça.
A linguagem e o direito, como práticas sociais, são elementos interligados, não se questionando o fato de que o discurso jurídico no país, geralmente estabelecido por meio de linguagem formal (expressões técnicas), torna-se inacessível à maioria das pessoas.
No Brasil, além dos obstáculos diretamente relacionados às desigualdades sociais, o próprio tecnicismo da linguagem, aliado ao uso das formalidades excessivas dos ritos judiciários, também corrobora para o afastamento do cidadão comum das instâncias do Poder Judiciário e, por conseguinte, do pleno acesso à justiça.
Renata M. de Souza. A elitização da linguagem jurídica como obstáculo ao acesso à justiça, 29/9/2020.
Internet: <www.conjur.com.br> (com adaptações).
Considerando os apontamentos feitos no texto acima a respeito da relação entre linguagem e acesso à justiça, redija um texto dissertativo acerca de uma iniciativa implementada no Brasil para que os órgãos do Poder Judiciário adotem linguagem acessível a todas as pessoas. Ao elaborar seu texto, atenda ao que se pede a seguir.
1 Identifique e descreva a iniciativa. [valor: 14,00 pontos]
2 Apresente três medidas que órgãos do Poder Judiciário podem adotar para a concretização dessa iniciativa. [valor: 14,00 pontos]
3 Relacione a citada iniciativa ao papel da comunicação pública. [valor: 10,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Todo mundo sabe o quanto os erros de português irritam — não só os leitores, com razão, mas também os jornalistas, que ficam chateadíssimos quando percebem um deslize seu no papel. Isso se agrava no jornalismo impresso, em que o erro não pode ser corrigido, diferentemente da Internet — não que a sensação de culpa seja menor, mas pelo menos há uma forma de atenuar a falta de atenção.
Erros existem desde sempre, em todas as mídias, inclusive em trabalhos acadêmicos e livros de ficção e não ficção. Na imprensa, eles aparecem mais, já que são textos que atingem mais gente e normalmente repercutem mais. Todos procuram errar o mínimo possível, especialmente porque essas agressões à norma padrão fe…
Há grande diferença entre a imagem fotográfica convencional, de suporte químico (que é a base tradicional do cinema), e a imagem eletrônica, mais conhecida como vídeo, que propicia não apenas a imagem da televisão, mas também é um suporte de criação audiovisual complexo, que acabou por se mesclar à produção cinematográfica convencional. Disso nasceram os sistemas híbridos de finalização, que combinam vantagens dos dois suportes, químico e eletrônico. Basicamente, a imagem fotográfica é composta por haletos de prata suspensos em uma emulsão gelatinosa e que se alteram no nível atômico, quando expostos à luz. Essa alteração corresponde ao enegrecimento do grão de prata em razão direta da quant…
Uma empresa de pequeno porte, que produz compotas artesanais de frutas do Cerrado, necessita profissionalizar seu modelo de negócios para alcançar liderança comercial. Para tanto, a empresa optou por contratar os serviços de um estúdio de design, que deve elaborar uma proposta de trabalho que atenda aos interesses da pequena empresa no que se refere à estratégia de comunicação visual.
Tendo como referência a situação hipotética acima, redija, na condição de gestor sênior do estúdio de design contratado, um texto dissertativo, apresentando a referida proposta estratégica de comunicação visual, com base em metodologias de gestão de projetos.
Ao elaborar seu texto, atenda ao que se pede a segui…



