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Q408769 | Direito Tributário
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2025

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No exercício de 2024, o Estado do Rio de Janeiro realizou a repartição das receitas tributárias arrecadadas, distribuindo os valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e dos repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional (FNDR). A distribuição foi feita conforme os seguintes critérios e valores:

  1. Repartição do IPVA

O Estado arrecadou R$ 200 milhões com o IPVA e repassou R$ 80 milhões ao conjunto dos municípios.

O município de Niterói, onde foram licenciados veículos que geraram arrecadação de R$ 40 milhões, recebeu R$ 15 milhões desse montante.

  1. Repartição do ICMS

O Estado arrecadou R$ 1 bilhão com ICMS e repassou R$ 200 milhões aos municípios. A distribuição foi feita da seguinte forma:

50% conforme a movimentação econômica gerada pela venda de mercadorias tributadas em cada município.

50% com base em diretrizes estabelecidas por ato normativo do secretário de Fazenda, sem vinculação obrigatória a indicadores específicos.

  1. Repartição do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional (FNDR)

O Estado do Rio de Janeiro recebeu R$ 500 milhões do FNDR. A alocação dos recursos entre os Estados foi realizada com base nos seguintes critérios estabelecidos localmente:

50% conforme a renda média da população do Estado ou do Distrito Federal.

50% conforme coeficiente individual de participação nos recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Os coeficientes individuais de participação foram calculados considerando os seguintes fatores e pesos:

30% com base na população do Estado ou do Distrito Federal.

70% conforme o coeficiente individual de participação nos recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Com base nos dados apresentados e na Constituição Federal de 1988 (CF/88), responda, de maneira fundamentada:

  1. A distribuição do IPVA realizada pelo Estado do Rio de Janeiro seguiu corretamente os critérios aplicáveis? Justifique sua resposta. [Valor 8,00 pontos]
  2. A repartição da cota-parte do ICMS entre os municípios respeitou os critérios estabelecidos? Justifique sua resposta. [Valor 8,00 pontos]
  3. A distribuição dos recursos do FNDR ao Estado do Rio de Janeiro foi realizada corretamente? Justifique sua resposta. [Valor 7,75 pontos]

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaDireito Tributário
BancaCebraspe (Cespe)

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