A verificação da efetividade de uma política passa, necessariamente, por uma avaliação qualificada que produza resultados confiáveis para o aprimoramento das políticas e para justificar investimentos ou economia de recursos. Assim, no contexto das políticas públicas, essas análises desempenham papel essencial na determinação e no alcance dos objetivos e das prioridades do governo.
https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/avaliacao-de-politicas-publicas
Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo a respeito da avaliação de políticas públicas e de programas governamentais. Em seu texto, aborde necessariamente os seguintes aspectos:
- Como as avaliações podem auxiliar no processo de tomada de decisão para implementação de políticas e programas governamentais?
- Como a avaliação formativa e a somativa podem contribuir para a melhoria de políticas públicas no Brasil?
- Por que, em alguns casos, os programas não são implementados de acordo com o seu desenho original?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A organização W.K. tem passado por problemas relacionados à gestão de pessoas, com reflexo no número de afastamento por doenças ocupacionais, tanto no aspecto físico como mental, bem como na produtividade e motivação dos trabalhadores. Em uma pesquisa de clima, solicitada pela gestão da organização, obteve queixas por parte dos trabalhadores relacionadas à incapacidade de conciliar a vida pessoal com o trabalho, percepção de estarem ficando ultrapassados, dificuldades de relacionamento com os colegas e com os superiores, sentimento de isolamento, medo de sofrerem punições, inconformação com os valores organizacionais, sentimento de injustiça e perda do interesse em expor opiniões e de se env…
Considerando a Lei nº 13.019/2014, que é o marco regulatório das parcerias entre a Administração Pública e as organizações da sociedade civil, discorra sobre:
1. As entidades que são consideradas organizações da sociedade civil, para os fins da referida lei, e a necessidade de observância da Lei nº 8.666/1993 nas parcerias.
2. Os três instrumentos que podem ser celebrados entre o poder público e as organizações da sociedade civil e as hipóteses previstas pela lei em questão para cada um deles.
A Controladoria-Geral do Estado Alfa, durante auditoria em autarquia estadual, identificou deficiências relevantes no sistema de controles internos, tais como ausência de segregação de funções, inexistência de mapeamento e avaliação de riscos, inexistência de políticas formais para elaboração e revisão de conciliações contábeis, fragilidades na limitação de acesso físico a ativos e ausência de comunicação formal de deficiências para a alta administração. O relatório destacou que a entidade não possui procedimentos documentados para prevenir ou detectar erros, nem mecanismos estruturados de monitoramento contínuo do controle interno.
Considerando as normas de auditoria, as normas aplicáveis a…



