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Q405327 | TI - Gestão e Governança de TI
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2025
Órgao: ANM - Agência Nacional de Mineração
Cargo: Especialista em Recursos Minerais

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Uma organização que possui serviços digitais e expostos na internet e para a qual é essencial a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação passou por problemas na infraestrutura de servidores. Os problemas foram causados pelo aumento do número de clientes, lentidão e quedas constantes do sistema. Essas instabilidades afetaram diretamente os serviços prestados aos clientes, resultando em um aumento significativo de reclamações e até mesmo em cancelamentos de serviços pelos clientes.

Após uma análise, a empresa identificou que a infraestrutura atual não estava suportando o volume crescente de demandas e que muitos incidentes não estavam sendo tratados de forma adequada, pois a empresa não possuía um processo estruturado de gestão de incidentes. Outro problema identificado foi a falta de um monitoramento contínuo, o que impedia a detecção de falhas antes que elas impactassem os usuários finais.

Diante desse cenário, a empresa decidiu adotar as melhores práticas do ITIL v4 para melhorar seus serviços e garantir maior estabilidade e desempenho do sistema para seus clientes. Para isso, começou a estruturar processos e práticas fundamentais, como gestão de capacidade e desempenho, gestão de incidentes e monitoramento e gestão de eventos.

Com base nas informações descritas na situação hipotética apresentada acima, elabore um texto dissertativo que atenda ao que se pede a seguir.

1 Conceitue gestão de capacidade e desempenho e apresente um resultado esperado caso fosse adotado esse tipo de gestão na situação hipotética em tela. [valor: 9,50 pontos]

2 Conceitue gestão de incidentes e apresente um resultado esperado caso fosse adotado esse tipo de gestão na situação hipotética em tela. [valor: 9,50 pontos]

3 Conceitue monitoramento e gestão de eventos e apresente um resultado esperado caso fosse adotado esse tipo de gestão na situação hipotética em tela. [valor: 9,50 pontos]


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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