I
A educação, a integração cultural e a busca pela excelência através do esporte são ideais a serem alcançados. O Olimpismo tem como princípios a amizade, a compreensão mútua, a igualdade, a solidariedade e o “fair play” (jogo limpo). Mais que uma filosofia esportiva, o Olimpismo é uma filosofia de vida. A ideia é que a prática destes valores ultrapasse as fronteiras das arenas esportivas e influencie a vida de todos.
(Disponível em: https://www.cob.org.br. Adaptado)
II
Talvez melhor, provavelmente pior, mas nunca mais igual. O anúncio de que as provas de atletismo dos Jogos Olímpicos de Paris vão valer dinheiro é uma mudança de paradigma para as Olimpíadas, um ponto de virada de um movimento que há anos vem ganhando força. É o fim do “espírito olímpico”. Historicamente as Olimpíadas não oferecem nenhum outro prêmio que não uma medalha aos três primeiros colocados e um certificado àqueles que terminam até a oitava posição. A ideia é que ganhar uma medalha olímpica já dá ao atleta reconhecimento, respeito e admiração, e isso basta.
(VECCHIOLI. Demétrio. Disponível em: hltps:/lwww.uol.com.br. Adaptado)
III
O anúncio de que será feita premiação em dinheiro aos campeões olímpicos do atletismo pela “Worfd Athletics” agradou muitos, mas decepcionou outros. Em entrevista ao jornal FSP, em março deste ano, Katia Rúbio (professora da USP) afirmou que “quando o movimento olímpico se rende à lógica da mercadorização do esporte, ela deixa de ser essa celebração milenar para ser só mais um campeonato”.
(Disponível em: https:/lwww.folha.uol.com.br. Adaptado)
Considerando as ideias expostas, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do tema:
Os princípios dos Jogos Olímpicos são compatíveis com o Incentivo financeiro a atletas?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
A onda das bonecas hiper-realistas – os chamados bebês reborn – não é recente. Há pelo menos 30 anos esses brinquedos surgiram nos Estados Unidos, com artistas transformando bonecas comuns em réplicas realistas.
A riqueza de detalhes das artesãs, também chamadas de “cegonhas”, faz com que uma boneca possa chegar a quase R$ 10 mil no Brasil. Nas redes sociais, mulheres aparecem trocando roupinhas de seus bebês reborn, dando mamadeira, levando para passear e algumas até os levam a hospitais.
(Adaptado de: Folha de S. Paulo. Bebê reborn: como a psicanálise explica nova onda? Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br)
Texto II
Vivemos tempos em que a fronteira entre fantasia e realida…
“A crase não existe para humilhar ninguém”, costumava declarar nas entrevistas o poeta Ferreira Gullar.
Essa sua frase provocadora abarca mais do que o simples emprego do sinal de crase: sugere que as normas básicas da linguagem escrita existem para aprimorar a comunicação e a expressão das nossas ideias e dos nossos sentimentos, e não para envergonhar a quem, por alguma razão, não tenha tido acesso ao conhecimento delas.
Redija um texto dissertativo-argumentativo no qual você discutirá esse posicionamento de Ferreira Gullar.
Ao falar sobre o direito de igualdade, é preciso ter a honestidade intelectual para reconhecer que há um grande déficit de justiça entre nós. Nem todos os brasileiros são tratados com igual consideração quando buscam o serviço público da justiça. Em vez de se conferir ao que busca a restauração dos seus direitos o mesmo tratamento e consideração que são dados a poucos, o que se vê, aqui e acolá — nem sempre, mas é claro, às vezes sim —, é um tratamento privilegiado, preferência desprovida de qualquer fundamentação racional.
Internet: <noticias.stf.jus.br> (com adaptações).
Considerando que os fragmentos de texto apresentados tenham caráter unicamente motivador, redija um texto disserta…



