Nos últimos anos, um vale denominado Paraíso Verde, região de grande biodiversidade e lar de inúmeras nascentes que abastecem cidades próximas, foi gradativamente ocupado por assentamentos urbanos irregulares e atividades agropecuárias intensivas. Essas ocupações ocorreram, em grande parte, dentro de Áreas de Preservação Permanente (APPs), especialmente às margens dos rios e encostas.
O problema decorreu de regularização fundiária concedida sem um estudo ambiental adequado. Além disso, a falta de fiscalização permitiu o desmatamento, o assoreamento dos rios e a contaminação das águas por resíduos químicos e esgoto clandestino. Como resultado, os serviços ecossistêmicos fundamentais da região – como a regulação hídrica, a biodiversidade e o controle da erosão – foram comprometidos, levando a enchentes severas no período chuvoso e à escassez hídrica na estação seca.
Tendo como base a situação problema apresentada, elabore um texto dissertativo sobre a relação entre os serviços ecossistêmicos e a sustentabilidade. Em seu texto, discorra sobre os seguintes tópicos:
1. Esclarecer o conceito de serviços ecossistêmicos e classificá-los. [valor: 12,00 pontos]
2. Tendo como base o Código Florestal (Lei nº 12.651/2012), no caso em análise, é permitida a regularização da ocupação informal de áreas de preservação permanente? Se sim, esclareça quais medidas poderiam ser adotadas para mitigar os danos possivelmente advindos da ocupação. Se não o for, quais medidas poderiam ser adotadas pelo Poder Público para garantir o equilíbrio entre o direito à moradia e ao meio ambiente ecologicamente equilibrado? [valor: 14,00 pontos]
3. Cite pelo menos dois exemplos de serviços ecossistêmicos que foram comprometidos com a ação antrópica. [valor: 12,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Após ser retomado, o Fundo Amazônia captou no ano passado os maiores valores em doações desde 2009. Foram R$ 726 milhões com origem em países parceiros, sendo o principal doador o Reino Unido. O valor só fica atrás do R$ 1,9 bilhão recebido há mais de uma década.
O fundo é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) do Brasil, gerido pelo BNDES e apoia projetos de monitoramento e combate ao desmatamento, além de promoção do desenvolvimento sustentável na região amazônica. O fundo também apoia projetos alinhados ao Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm).
“O impacto esperado deste conjunto de ações envolve a gestão territorial e ambiental…
Os animais selvagens apresentam uma ampla diversidade de estratégias reprodutivas e comportamentos de cuidado parental, influenciados por fatores ecológicos, fisiológicos e evolutivos. Nos diferentes biomas brasileiros, as espécies desenvolvem mecanismos específicos para maximizar o sucesso reprodutivo e a sobrevivência do perfil, variando desde o cuidado exclusivo da fêmea ou do macho até sistemas cooperativos complexos. Esses comportamentos são moldados pela disponibilidade de recursos, influência ambiental e interações intra e interespecíficas.
Entretanto, as atividades humanas, como o desmatamento, a caça e as mudanças climáticas, ameaçam esses processos, interferindo na reprodução e no …
Redija um texto dissertativo a respeito de sandbox regulatório e de como este pode ser aplicado à regulação de atividades extrativistas de mineração. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
1 definição de sandbox regulatório; [valor: 7,00 pontos]
2 exemplo de aplicação do sandbox regulatório no âmbito de atividades extrativistas de mineração e duas vantagens associadas; [valor: 12,00 pontos]
3 dois desafios da aplicação do sandbox regulatório à regulação de atividades extrativistas de mineração. [valor: 9,50 pontos]



