Márcio, servidor público que ocupava cargo de chefia em um órgão público municipal, se afastou regularmente das suas funções e concorre ao cargo eletivo de vereador. Certo dia encontrou Marcelo, também servidor público municipal, o qual, devido ao vínculo de amizade entre os dois, prontamente se colocou à disposição para trabalhar no comitê de campanha eleitoral de Márcio durante o horário de almoço, ao que o candidato agradeceu e afirmou ao amigo a impossibilidade da oferta, uma vez que para prestar esse auxílio ele deveria estar em gozo de férias ou licença. Nesse mesmo pleito, Sérgio, na qualidade de atual prefeito e candidato à reeleição, pretendendo privilegiar a presença de servidores públicos efetivos na Administração Pública, decide exonerar alguns ocupantes de cargo em comissão e contratar aprovados no concurso público realizado e homologado no ano anterior ao pleito eleitoral. Contudo, um assessor alerta para a impossibilidade, uma vez que a legislação eleitoral não admite a exoneração de pessoal no período compreendido entre 3 meses antes das eleições até a posse dos eleitos, bem como a nomeação de aprovados em concurso nesse mesmo período.
Considerando a situação hipotética acima e a legislação eleitoral aplicável às propagandas eleitorais, redija um texto dissertativo respondendo aos seguintes questionamentos:
- Márcio está correto quanto à impossibilidade de receber ajuda de Marcelo?
- O assessor de Sérgio tem razão em relação às vedações apontadas?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Durante o período que antecede as eleições gerais, o Ministério Público Eleitoral em determinado estado da federação recebeu denúncia anônima de que um candidato a deputado federal teria extrapolado os limites legais de gastos em campanha e estaria recebendo doações não declaradas de pessoas físicas. A denúncia também indicava que o partido político do candidato não estava cumprindo os requisitos de transparência exigidos pela legislação eleitoral quanto ao recebimento e à divulgação dos recursos financeiros.
Paralelamente, outro candidato concorrendo ao cargo de governador manifestou intenção de financiar integralmente sua campanha com recursos próprios, gerando dúvidas em sua equipe jurídi…
Faça a distinção entre abuso de poder econômico e abuso de poder político no âmbito do Direito Eleitoral, indicando os mecanismos legais existentes para a sua apuração.
São grandes as discussões, no âmbito da ciência política, em relação à correlação existente entre sistemas eleitorais e sistemas partidários, bem como sobre os reflexos desses sistemas no processo legislativo.
Com os olhos voltados a essa constatação, analise os três aspectos a seguir:
1. as principais características dos dois principais sistemas eleitorais utilizados nas democracias contemporâneas, bem como do sistema distrital puro;
2. os três principais sistemas partidários, considerando o quantitativo de agremiações dessa natureza e sua correlação com os dois principais sistemas partidários;
3. na realidade brasileira, a partir dos argumentos apresentados em (a) e (b), como o sistema ele…



