Em uma análise para aumentar a segurança da rede de sua empresa, um projetista resolveu implementar os seguintes elementos de segurança:
1 firewall X conectado à Internet e a um segmento de rede A.
1 firewall Y conectado aos segmentos de redes A, B e C.
1 servidor de VPN na rede B para conexões tipo client-to-site.
Na rede A foi posicionado um servidor web que visa a atender requisições vindas da Internet.
Na rede B foram colocados os computadores dos funcionários da empresa
Na rede C foram colocados os servidores para o funcionamento do negócio da empresa.
Diante do exposto, pede-se:
a) Indique como é chamada a solução de segurança implementada pelo segmento de rede A, e como ela ajuda na segurança da rede.
b) Compare as políticas de segurança que devem ser implementadas nos firewalls X e Y e identifique qual deve ser mais restritivo e por quê.
c) Sob o viés de segurança, os segmentos de rede B e C devem ser segregadas? Por quê?
d) Qual o objetivo do servidor VPN instalado? Explique se ele foi colocado no segmento correto (ou não) para atingir tal objetivo.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Uma empresa está implementando um projeto de interconexão de suas redes locais entre sua matriz e filial, as quais residem em cidades diferentes, como forma de agilizar o trâmite de informações e documentos entre elas. O objetivo do projeto é que matriz e filial tenham acesso à mesma rede, conforme figura a seguir.

A matriz possui 254 hosts possíveis e a filial possui a mesma capacidade de hosts, porém existem 2 vlans subdividindo a rede na metade. Durante o processo de implementação do link, um prestador de serviço instalou o malware_1 na aplicação, o qual permitia o retorno do prestador de serviço quando quisesse à aplicação. Este descobriu usuário e senha da aplicação de um funcionário d…
Acompanhamento de controles críticos de segurança cibernética das organizações públicas federais
O processo de transformação digital das organizações públicas, ao mesmo tempo em que disponibiliza aos cidadãos cada vez mais serviços digitalizados, acessíveis por meio de aplicativos e/ou de sítios na Internet, torna essas organizações progressivamente mais dependentes de soluções de tecnologia da informação (TI), em especial de ferramentas de software, bases de dados e sistemas informatizados. Aliada a essa dependência tecnológica, a pandemia da Covid-19 forçou as organizações a expandirem rapidamente o regime de trabalho remoto. Consequentemente, aumentou a quantidade de acessos externos às s…
Sefaz-MT investe R$ 6 milhões em tecnologia da informação
A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso está ampliando a capacidade de armazenamento de banco de dados. Para isso, foram investidos mais de R$ 6 milhões para que a disposição dos equipamentos utilizados atualmente seja triplicada, o que trará mais segurança às informações dos contribuintes. A solução utilizada pela Sefaz-MT é o Oracle Exadata, um conjunto de equipamentos servidores e software especializado em processamento e armazenamento de banco de dados de altíssima performance para o processamento de informações. O investimento em Tecnologia da Informação possibilitará a diminuição de quedas nos sistemas fazendários e garantirá mai…



