Leia o texto a seguir sobre o Programa TCE Cidadão, do Tribunal de Contas do Estado do Pará, no site do Tribunal de Contas do Pará
“Conheça o programa
O Tribunal de Contas do Estado do Pará, compreendendo que a educação é instrumento de conscientização para o exercício do controle social em busca de uma sociedade mais justa; que o controle dos gastos públicos através de cidadãos conscientes favorecerá a correta aplicação dos recursos públicos; que as atividades de ensino e aprendizagem acontecem em larga escala no ambiente professor-aluno, envolvendo a troca de conhecimentos entre os agentes do processo educativo e que as Constituições Federal e Estadual prescrevem que a educação é direito de todos e dever do Estado, por meio da Resolução 18.136/2011, de proposição do Conselheiro Nelson Luiz Teixeira Chaves, instituiu em 2011 o Programa TCE Cidadão, o qual é voltado aos jovens estudantes em todos os níveis de ensino da rede pública estadual, com vistas a fomentar o controle social dos gastos públicos, tendo como finalidade informar a juventude, os princípios e a importância da cidadania, a qual, segundo o dicionário Aurélio, é “a faculdade de ser cidadão e, como tal, ter direitos a exercer ou fruir e deveres a cumprir”.
No ano de 2017, o Conselho Consultivo da Escola de Contas Alberto Veloso (ECAV), a partir de proposição feita pelo conselheiro Nelson Chaves desde a concepção do projeto, em 2011, iniciou a expansão do Programa TCE Cidadão e, conforme Ata nº 03/2017, de 18 de maio de 2017, apresentou a proposição de Ementa à Resolução 18.136/2011, a fim de ampliar sua abrangência para os níveis técnico e superior de todos os entes: municipal, estadual e federal, assim como para a rede privada de ensino. A proposição foi aprovada pelo Plenário do TCE-PA por meio da Resolução 18.923 de 01.06.2017.
Apresentar a missão constitucional do Tribunal de Contas aos estudantes da rede pública e privada é o objetivo principal do Programa, no sentido de conscientizar, informar e estimular a prática do controle social prevista na Constituição Federal e, indispensável para a otimização e transparência na utilização dos recursos públicos, em favor da sociedade.”
Agora observe os dados:

Com base nas informações fornecidas e nos seus conhecimentos adicionais sobre o programa, elabore um texto jornalístico para o perfil do Instagram do TCE Cidadão, a ser postado ainda em 2024, sob forma de #TBT. Sugira ainda imagens fixas (fotografias ou ilustrações) para acompanhar o texto na postagem de modo a serem acessíveis aos diversos públicos.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Apresente a proposta que considere mais adequada para garantir um eficiente clipping diário da Caern.
Observe algumas das cartilhas disponíveis no site da Defensoria Pública do Estado de Rondônia
(https://www.defensoria.ro.def.br/cartilhas). Elas apresentam alguns de seus núcleos, conforme os textos delas extraído.
CAPA DA CARTILHA

TEXTO DE APRESENTAÇÃO DISPONÍVEL NA PUBLICAÇÃO
O Núcleo Especializado na Promoção Étnico-Racial e Cultural (Nuerc) é o setor da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO) que promove a cidadania racial. Sendo assim, a missão institucional do núcleo é defender a igualdade étnico racial e cultural de oportunidades e combater, de forma estratégica, todas as formas de racismo, de discriminação e de preconceito no âmbito coletivo e individual.
O Nuerc foi criad…
Faça um pequeno esboço de prioridades para uma ação de comunicação sobre o reinício da implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de São José de Mipibu pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). O Governo do Estado vai investir mais de R$ 7 milhões e beneficiar inicialmente 20 mil pessoas, com coleta de tratamento de esgotos sanitários.



