Pensar o planejamento das ações profissionais no campo da saúde requer lembrar que o processo de trabalho que se desenvolve na atenção sanitária é coletivo, envolve uma multiplicidade de fatores e determinantes e situa-se na lógica dos serviços, o que confere características especiais no que se refere ao ato de planejar; entretanto, ainda que o trabalho em saúde se configure como uma ação coletiva, no plano profissional específico torna-se necessário um direcionamento racional à ação a ser desenvolvida com vistas a contribuir com o processo coletivo de trabalho, identificando seu espaço sócio-ocupacional no interior das equipes. O planejamento situa-se como um processo de compreensão da realidade e opções estratégicas, que tem tempo e espaço bem definidos, consubstanciados em ações encadeadas e tendo em vista determinados objetivos. Os processos de planejamento contêm em si componentes técnicos e metodológicos expressos em três níveis, cabendo ao assistente social a identificação e elaboração destes componentes.
Com base no exposto, identifique esses componentes e discorra sobre as ações a serem propostas nos diferentes níveis.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Em 1989, o deputado federal Paulo Delgado apresentou um projeto que propunha a extinção gradativa dos manicômios e sua substituição por serviços territoriais. A proposta original, com muitas alterações, deu origem à Lei nº 10.216/2001, a Lei Nacional da Reforma Psiquiátrica.
Com base na referida Lei:
a) analise 3 (três) direitos da pessoa portadora de transtorno mental.
b) indique o responsável pelo desenvolvimento da política de saúde mental e seus participantes.
c) apresente os serviços que fazem parte da Rede de Atenção Psicossocial, da qual o Assistente Social é parte da equipe técnica.
Tendo em vista as transformações que marcam o capitalismo nos últimos trinta anos, disserte sobre as alterações nos direitos sociais e as novas expressões da “questão social” no Brasil e seus impactos para o trabalho do assistente social a partir das análises de José Paulo Netto e/ou Marilda Iamamoto, considerando:
a) a implementação do neoliberalismo no Brasil e seu rebatimento nas políticas sociais;
b) a dimensão técnico-operativa do Serviço Social.
Ao refletir sobre procedimentos e instrumentos no trabalho dos assistentes sociais, Trindade (2017) aborda os componentes da dimensão técnico-operativa da profissão. Afirma que em diferentes espaços laborais, as ações de caráter individual são viabilizadas pelo Plantão Social.
1. Como historicamente institui-se o Plantão Social na profissão?
2. Discorra sobre o trabalho do assistente social neste serviço.
3. De que maneira o Plantão Social pode viabilizar o acesso da população aos serviços sociais?



