Paciente do sexo feminino, 65 anos, sistemicamente saudável, não tabagista, usuária de prótese parcial removível à grampo nas duas arcadas, buscou atendimento no consultório odontológico para substituir as próteses atuais por uma reabilitação fixa. O exame clínico mostra que a paciente é periodontalmente saudável, não possui cáries nos dentes remanescentes , apenas restaurações de amálgama satisfatórias em alguns elementos dentários posteriores. O exame periapical completo mostra que os dentes anteriores remanescentes são hígidos. Segundo a classificação de Kennedy, a paciente é classificada como classe I na arcada inferior e classe II na arcada superior.
Com base no exposto, responda:
1. Segundo a classificação de Kennedy na qual a paciente se enquadra, quais são as áreas edêntulas apresentadas nas arcadas superior e inferior, respectivamente?
2. Qual seria a opção de tratamento mais indicada para proporcionar à paciente uma reabilitação fixa nas arcadas superior e inferior, respectivamente?
3. De acordo com o conhecimento atual, qual exame de imagem é o mais indicado para avaliar a possibilidade de execução e para o planejamento do tratamento desejado pela paciente?
4. Cite duas estruturas anatômicas importantes que podem dificultar ou inviabilizar o tratamento almejado, devendo ser avaliadas no exame de imagem.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
“O termo ‘pessoa desaparecida’ é geralmente associado ao sumiço de alguém sob circunstâncias suspeitas. De forma mais abrangente, também inclui pessoas das quais não se sabem os seus paradeiros, e acerca das quais não existe preocupação sobre a sua segurança. Particularmente, sem a identificação de um cadáver, muitos procedimentos civis não podem ser concluídos (herança, seguro etc.) e, se for praticado crime, o crime será mais difícil de ser resolvido. Os cientistas forenses – antropólogos, patologistas e odontologistas – são, portanto, frequentemente confrontados com corpos não identificados.”
(adap. De Silva & Machado. O problema dos desaparecidos no Brasil. In: Machado et al. Tratado…
Analise o caso clínico a seguir e responda as questões propostas.
Paciente de 32 anos, sexo feminino, melanoderma, transplantada renal desde os 18 anos, fazendo uso de imunossupressores, sem outras doenças sistêmicas conhecidas, buscou atendimento no consultório odontológico com a seguinte queixa: mau hálito intenso de início recente; dor na gengiva; sangramento gengival espontâneo; mal-estar e febre baixa.
Na anamnese, relatou que os sintomas se iniciaram 3 semanas depois da colocação do aparelho ortodôntico fixo.
No exame clínico, observou-se: linfonodos aumentados; índice de sangramento gengival e índice de placa visível de 100%; presença de papilas invertidas; braquetes colados em contat…
Um paciente de 67 anos, sexo masculino, tabagista (20 cigarros/dia), com hipertensão e diabetes (HbA1c igual 7,3%) foi submetido ao exame clínico odontológico.
O paciente apresenta 20 elementos dentários na cavidade oral, tendo sido as extrações feitas em consequência de mobilidade grau 3. O exame periodontal mostra medidas de profundidade de sondagem e de nível clínico de inserção variando de 4 a 9mm nas faces interproximais dos elementos dentários remanescentes, índice de sangramento à sondagem e índice de placa visível iguais a 100% e perda óssea atingindo terço apical de diversos elementos dentários.
Com base nos critérios para Classificação das Doenças e Condições Periodontais, estabele…



