Uma paciente do sexo feminino, 25 anos, não fumante, com histórico de transplante renal aos 20 anos apresenta-se para consulta de rotina no consultório odontológico. Ela relata estar em tratamento ortodôntico com aparelho fixo há 3 anos, período durante o qual, não realizou nenhuma consulta de acompanhamento com um dentista clínico, apenas com o ortodontista. O exame clínico mostra índice de placa visível de 100% e índice de sangramento gengival de 100%.
A sondagem mostrava profundidades de bolsa que variavam de 4 a 8mm nas faces proximais, áreas de papila e vestibulares dos dentes anteriores, com a margem gengival praticamente tocando nos braquetes, sem perda de inserção. O exame periapical completo mostrava níveis ósseos normais. Na anamnese a paciente informou fazer uso de amlodipina, hidroclorotiazida, ciclosporina A e AAS prevent.
Com base nas informações apresentadas, responda:
1. Qual é o diagnóstico mais provável do caso?
2. Quais fatores locais e sistêmicos contribuem para o quadro clínico apresentado?
3. Descreva qual a conduta / tratamento mais indicado para a resolução do caso?
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A discussão sobre o tratamento cirúrgico de tumores maxilomandibulares é facilitada pelo fato de que alguns cistos e tumores se comportam de modo similar.
A técnica de ressecção é definida como a remoção do tumor por meio de incisão em tecidos não envolvidos em torno do tumor, retirando, desse modo, o tumor sem contato direto durante a instrumentação (também conhecida como ressecção em bloco).
De acordo com o texto acima, cite os 4 (quatro) tipos de ressecção dos ossos gnáticos, descrevendo cada um deles de forma objetiva.
Um paciente do sexo masculino, 73 anos de idade, portador de hipertensão arterial e tabagista leve (5 cigarros por dia) apresentou-se para avaliação inicial na Odontoclínica da PM-SP. Após a realização do exame periodontal completo e avaliação do exame periapical de todos os dentes presentes, observou-se a seguinte condição:
- Ausência dos elementos 31, 32, 41 e 42 extraídos recentemente por apresentarem mobilidade excessiva que comprometia a função.
- Ausência dos terceiros molares (18, 28, 38 e 48) extraídos pelo paciente na juventude por apresentarem-se semi-inclusos.
- Restaurações classe 1 em amálgama, nas faces oclusais dos molares.
- Índice de placa visível = 55%.
- Índice de sangramento à son…



