Um jovem biólogo, de 18 anos, procura atendimento no setor de emergência, de um grande hospital, por um quadro de febre ( 39ºC ) de início há dois dias. Ele fez uso de paracetamol 500 mg, em três ocasiões , sem melhora. Em sua vizinhança diversos casos de Dengue têm sido diagnosticados e ele teme “pela primeira vez na vida ter contraído uma arbovirose”. Nesta manhã ele apresenta dor retro orbitária e mialgia. Ao completar a anamnese e realizar o exame físico você documenta a presença de sinal de alarme e ausência de sinais de gravidade.
A equipe de enfermagem disponibiliza os sinais vitais: saturação 97 % ar ambiente, temperatura axilar 38,8 graus , pressão arterial 90 x 60 mm Hg, frequência respiratória 17 incursões respiratórias/minuto, frequência cardíaca 94 batimentos/minuto Tendo por referência as recomendações do Ministério da Saúde (Dengue – diagnóstico e manejo clínico: adulto e criança), responda as questões a seguir.
1. Qual a definição de arbovirose?
2. Diante de um caso suspeito de dengue o reconhecimento dos sinais de alarme norteia os profissionais de saúde no momento da triagem. Cite três sinais de alarme associados a dengue?
3. Diante do quadro apresentado o jovem biólogo recebe indicação de internação em leito hospitalar. Qual medida terapêutica deve ser prontamente iniciada?
4. Nesse contexto de suspeita de Dengue e presença de sinal de alarme, além dos exames específicos para confirmação da Dengue, cite os três exames laboratoriais que devem ser coletados. Eles são obrigatórios e importantes para o manejo clínico.
5. Setenta e duas horas se passaram, desde a admissão hospitalar. As medidas terapêuticas e o seguimento clínico foram aplicados com rigor. A melhora clínica é incontestável. O paciente apresenta estabilidade hemodinâmica há 48 horas; há 24 horas ele não apresenta febre. Quais são os critérios laboratoriais para alta hospitalar?
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Mulher de 62 anos apresenta um episódio depressivo grave. Já foi tentado o tratamento com trazodona mas não houve resposta terapêutica. Ela vem tomando venlafaxina 225mg/dia há oito semanas e apresenta remissão parcial dos sintomas.
Descreva e justifique quais intervenções terapêuticas, baseadas em evidências, estão mais indicadas, neste caso, para se tentar obter uma remissão completa dos sintomas (descreva os medicamentos específicos, não classes terapêuticas).
Valor: 15 pontos
Máximo de 15 linhas.
Leia a anamnese a seguir.
Paciente de 40 anos, sexo masculino, previamente hígido, dá entrada na Emergência com febre há 48 horas, tosse com expectoração esverdeada. ao exame físico está lúcido, corado, hipoidratado +/4+, cianótico +/4+ e anictérico. Pressão arterial: 92 x 54 mmHg; frequência respiratória: 40 irpm, frequência cardíaca: 112 bpm e temperatura axilar: 37,4o C (após uso de dipirona). Ritmo cardíaco regular em 2 tempos e sem sopros. Murmúrio vesicular universalmente diminuído, estando abolido em base direita com estertores crepitantes no hemitórax direito. Abdome e membros sem alterações dignas de nota.
Considerando o quadro exposto, responda aos itens a seguir.
a. A radiografia …
Um inquérito soroepidemiológico para a detecção de anticorpos IgM contra o antígeno da dengue foi realizado em 100 pacientes.
O médico assistente diagnosticou clinicamente a doença em 60% dos pacientes. O exame sorológico resultou positivo em 90 pacientes.
Dentre estes pacientes, contatou-se que, em 55, o médico diagnosticou a doença. Não houve erro no diagnóstico laboratorial da doença.
Com base nestas informações e considerando o exame sorológico como padrão-ouro,
a) construa a tabela 2×2, correlacionando os resultados da sorologia com o diagnóstico clínico do médico assistente.
b) calcule a sensibilidade, a especificidade e os valores preditivos positivo e negativo do diagnóstico clí…



