Em uma creche municipal, um(a) professor(a) desenvolve a seguinte rotina durante o período de adaptação das crianças: elas podem receber um de seus familiares na creche durante esse período; elas podem levar um objeto querido de casa para ajudá-las na adaptação; e elas recebem um tratamento diferenciado das outras crianças já adaptadas ganhando livros e brinquedos de presente do(a) docente. Considerando o documento Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças (2009), aponte se a rotina estabelecida pelo(a) professor(a) está correta e, se não estiver, destaque a(s) principal(is) problemática(s) apresentadas.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
É frequente a queixa de professores e profissionais com relação à ausência de participação dos pais na dinâmica escolar, conforme aponta Palhares e Marins na obra “Escola inclusiva” (2002). Cite os principais desafios da participação efetiva da família no processo de inclusão de crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais na educação regular.
O que são alunos com transtornos globais do desenvolvimento e quais as principais barreiras enfrentadas para o desenvolvimento integral do aluno?
O brinquedo é visto como objeto suporte da brincadeira, podendo esse ser industrializado, artesanal ou fabricado pelo(a) professor(a) junto com a criança e a sua família. Para brincar em uma instituição de ensino, não basta disponibilizar brincadeiras e brinquedos, é preciso planejamento do espaço físico e de ações intencionais que favoreçam um brincar de qualidade. Nesse sentido, exemplifique e discorra sobre a importância dos chamados brinquedos “de afeto” para as crianças.



