No atendimento educacional especializado, o professor deve identificar as dificuldades de acesso do aluno com deficiência às aprendizagens no contexto educacional comum. Para tanto, é necessário que ele tenha noções básicas acerca da deficiência, para saber quais necessidades educacionais especiais existem e identificar as potencialidades do aluno. No texto produzido por Gina Mitsunaga Kijima para a série “Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais de alunos com deficiência física/neuro-motora” (2006), as deficiências são apresentadas em três categorias: deficiências musculares e/ou neuromusculares; deformações ósseas; e limitação do vigor, da vitalidade e/ou da agilidade. Diferencie cada uma delas.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
De acordo com as diretrizes dos sistemas de ensino, os projetos educacionais devem ter como marco fundamental a gestão democrática. Discorra sobre os princípios que regem a gestão democrática do ensino público.
O que são alunos com transtornos globais do desenvolvimento e quais as principais barreiras enfrentadas para o desenvolvimento integral do aluno?
Explique as mudanças da função do supervisor de ensino ao longo dos anos, considerando as novas tendências em gestão escolar.



