É frequente a queixa de professores e profissionais com relação à ausência de participação dos pais na dinâmica escolar, conforme aponta Palhares e Marins na obra “Escola inclusiva” (2002). Cite os principais desafios da participação efetiva da família no processo de inclusão de crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais na educação regular.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
De acordo com ITANI, o preconceito não existe de forma individualizada, mas está apoiada em um conjunto referencial de representações que compõe o imaginário social. (ITANI, Alice. Vivendo o preconceito em sala de aula. In: AQUINO, Júlio G. (org.) Diferenças e preconceitos na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus Editorial, 1998). À luz dessa reflexão, explique como as barreiras atitudinais podem ser superadas numa perspectiva de educação inclusiva.
Explique as mudanças da função do supervisor de ensino ao longo dos anos, considerando as novas tendências em gestão escolar.
De acordo com as diretrizes dos sistemas de ensino, os projetos educacionais devem ter como marco fundamental a gestão democrática. Discorra sobre os princípios que regem a gestão democrática do ensino público.



