De acordo com a Resolução CNE/CEB n.º 02/01 que institui diretrizes nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, “as escolas da rede regular de ensino devem prever e prover na organização de suas classes comuns: […] flexibilizações e adaptações curriculares que considerem o significado prático e instrumental dos conteúdos básicos, metodologias de ensino e recursos didáticos diferenciados e processos de avaliação adequados ao desenvolvimento dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais.”. Discorra acerca das adaptações no processo avaliativo dos alunos com necessidades educacionais especiais, dando ênfase nos principais aspectos a serem avaliados.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
É frequente a queixa de professores e profissionais com relação à ausência de participação dos pais na dinâmica escolar, conforme aponta Palhares e Marins na obra “Escola inclusiva” (2002). Cite os principais desafios da participação efetiva da família no processo de inclusão de crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais na educação regular.
De acordo com Luckesi (2005), em “Avaliação da aprendizagem escolar”, a atual prática da avaliação escolar tem como função o ato de avaliar a classificação e não o diagnóstico, como deveria ser constitutivamente. A esse propósito, discorra sobre a diferença da função classificatória e da função diagnóstica da avaliação.
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC, 2008) tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Nesse sentido, cite pelo menos quatro garantias apontadas pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.



