No projeto político-pedagógico do Ensino Fundamental e no regimento escolar, o aluno tem um papel fundamental. Discorra sobre a importância e participação dos estudantes na criação do projeto político pedagógico e do regimento escolar, considerando a Resolução nº 7 de 14 de dezembro de 2010, que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.
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De acordo com ITANI, o preconceito não existe de forma individualizada, mas está apoiada em um conjunto referencial de representações que compõe o imaginário social. (ITANI, Alice. Vivendo o preconceito em sala de aula. In: AQUINO, Júlio G. (org.) Diferenças e preconceitos na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus Editorial, 1998). À luz dessa reflexão, explique como as barreiras atitudinais podem ser superadas numa perspectiva de educação inclusiva.
Em uma creche municipal, um(a) professor(a) desenvolve a seguinte rotina durante o período de adaptação das crianças: elas podem receber um de seus familiares na creche durante esse período; elas podem levar um objeto querido de casa para ajudá-las na adaptação; e elas recebem um tratamento diferenciado das outras crianças já adaptadas ganhando livros e brinquedos de presente do(a) docente. Considerando o documento Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças (2009), aponte se a rotina estabelecida pelo(a) professor(a) está correta e, se não estiver, destaque a(s) principal(is) problemática(s) apresentadas.
De acordo com as diretrizes dos sistemas de ensino, os projetos educacionais devem ter como marco fundamental a gestão democrática. Discorra sobre os princípios que regem a gestão democrática do ensino público.



