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Q391770 | Administração Geral e Pública
Banca: CesgranrioVer cursos
Ano: 2024
Órgao: BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Cargo: Analista

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O clima organizacional é um conjunto de percepções, conceitos e sentimentos que as pessoas compartilham sobre a organização e que afetam de uma forma ou de outra, positiva ou negativa, o modo como as pessoas ou grupos interagem uns com os outros no ambiente de trabalho.

Uma pesquisa de clima organizacional facilita a consciência do grau dos processos de motivação atuais. São consideradas como Fatores Constitutivos do Clima organizacional as seguintes dimensões a comporem um questionário de pesquisa: autonomia; trabalho em equipe; padrões de desempenho individual; recompensa; clareza nas políticas organizacionais; relacionamento interpessoal; liderança. Esses elementos relacionam-se a motivadores sociais nas teorias de liderança.

Na elaboração do questionário de pesquisa, as perguntas/dimensões que o compõem podem ser respondidas em uma escala tipo Likert de 10 pontos, com duas avaliações que contrastem as situações ideal e real. Por exemplo, para a dimensão de autonomia, no extremo negativo estaria “autonomia não é uma caraterística na organização”, e, no extremo positivo, “autonomia é uma característica muito presente na organização”.

A partir da aplicação do questionário, a consolidação das respostas por dimensão, conforme gráfico abaixo, permite à organização elaborar políticas de gestão estratégica de recursos humanos (GERH) de forma a mitigar os problemas identificados por meio da maior amplitude entre o desempenho real e o ideal.

Gráfico das médias das amplitudes (valor absoluto: diferença entre real e ideal)

Um diagnóstico dessa natureza indica, por exemplo, a necessidade de implementar programa continuado de capa citação em gestão e investir em treinamento, em capacitação específica para lidar com conflitos interpessoais, bem como o estabelecimento de mecanismos de recompensa e valorização de métricas de desempenho.

VILLARDI, B. Q.; NARDUCCI, V.; DUBEUX, V. J. C. Desenvolvimento qualitativo e quantitativo de uma ferramenta para o
diagnóstico de clima organizacional que subsidie programas motivacionais. In: Anais do XXXI Encontro da ANPAD, 2007. Adaptado.

Considerando a evolução da GERH e o exemplo de diagnóstico de clima,

a) estabeleça relações adequadas entre três das dimensões do questionário de pesquisa e as três necessidades (de afiliação, de realização e de poder) previstas nas teorias motivacionais.

b) proponha três políticas de GERH para lidar com problemas identificados na pesquisa.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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