O clima organizacional é um conjunto de percepções, conceitos e sentimentos que as pessoas compartilham sobre a organização e que afetam de uma forma ou de outra, positiva ou negativa, o modo como as pessoas ou grupos interagem uns com os outros no ambiente de trabalho.
Uma pesquisa de clima organizacional facilita a consciência do grau dos processos de motivação atuais. São consideradas como Fatores Constitutivos do Clima organizacional as seguintes dimensões a comporem um questionário de pesquisa: autonomia; trabalho em equipe; padrões de desempenho individual; recompensa; clareza nas políticas organizacionais; relacionamento interpessoal; liderança. Esses elementos relacionam-se a motivadores sociais nas teorias de liderança.
Na elaboração do questionário de pesquisa, as perguntas/dimensões que o compõem podem ser respondidas em uma escala tipo Likert de 10 pontos, com duas avaliações que contrastem as situações ideal e real. Por exemplo, para a dimensão de autonomia, no extremo negativo estaria “autonomia não é uma caraterística na organização”, e, no extremo positivo, “autonomia é uma característica muito presente na organização”.
A partir da aplicação do questionário, a consolidação das respostas por dimensão, conforme gráfico abaixo, permite à organização elaborar políticas de gestão estratégica de recursos humanos (GERH) de forma a mitigar os problemas identificados por meio da maior amplitude entre o desempenho real e o ideal.
Gráfico das médias das amplitudes (valor absoluto: diferença entre real e ideal)

Um diagnóstico dessa natureza indica, por exemplo, a necessidade de implementar programa continuado de capa citação em gestão e investir em treinamento, em capacitação específica para lidar com conflitos interpessoais, bem como o estabelecimento de mecanismos de recompensa e valorização de métricas de desempenho.
VILLARDI, B. Q.; NARDUCCI, V.; DUBEUX, V. J. C. Desenvolvimento qualitativo e quantitativo de uma ferramenta para o
diagnóstico de clima organizacional que subsidie programas motivacionais. In: Anais do XXXI Encontro da ANPAD, 2007. Adaptado.
Considerando a evolução da GERH e o exemplo de diagnóstico de clima,
a) estabeleça relações adequadas entre três das dimensões do questionário de pesquisa e as três necessidades (de afiliação, de realização e de poder) previstas nas teorias motivacionais.
b) proponha três políticas de GERH para lidar com problemas identificados na pesquisa.
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