Texto I
O que é uma educação antirracista?
Antes de pensar em estratégias práticas é fundamental ter clareza sobre o que se está combatendo. E o problema é grande!
O racismo que afeta a população negra e as comunidades indígenas impacta não apenas as pessoas de forma individual, mas também a sociedade brasileira como um todo.
Segundo pesquisa do Instituto Locomotiva para a Central Única das Favelas, feita em 2020, a cor da pele interfere no tratamento que uma pessoa receberá da polícia e em suas chances de estudo e trabalho no país. Em comparação com uma pessoa branca, a pessoa negra tem 94% de chances de ser abordada com violência pela polícia, 15% de chances de fazer uma faculdade e apenas 9% de chances de conseguir um emprego. E uma educação antirracista é justamente aquela que combate essa desigualdade e busca uma sociedade mais igualitária, inclusiva e menos violenta. Fazendo para isso a reflexão e o combate coletivo sobre preconceitos e atos discriminatórios.
(Disponível em: https://www.institutounibanco.org.br/conteudo/estrategias-antirracistas-para-aplicar-na-escola/. Acesso em: julho de 2024.)
Texto II
Educação antirracista e ação para a equidade racial são contempladas amplamente em texto final da Conae 2024
Equidade racial foi enfatizada em proposições e estratégias de todas as etapas e modalidades em documento final da Conferência Nacional de Educação – que serve de base para o novo Plano Nacional de Educação.
O documento final da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024 contempla amplamente a educação antirracista em todas as etapas e modalidades da educação.
A promoção da equidade racial está enfatizada nos eixos do texto final da Conferência, com destaque para presença em todas as proposições do Eixo II, um dos principais do texto, que trata de todas as etapas e modalidades da educação e que deve balizar a construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE).
Em geral, as proposições desse eixo tratam das especificidades da garantia da universalização do acesso, permanência e conclusão a todas as pessoas em todas as modalidades e etapas da educação, com políticas de inclusão e padrão de qualidade socialmente referenciada.
(Disponível em: https://campanha.org.br/noticias/. Acesso em: julho de 2024.)
Texto III
Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais.
Eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos descendentes dos donos de escravos poderão se sentar junto à mesa da fraternidade.
Eu tenho um sonho que um dia, até mesmo no estado de Mississippi, um estado que transpira com o calor da injustiça, que transpira com o calor de opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça.
Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje!
(Disponível em: https://www.palmares.gov.br/sites/000/2/download/. Trecho do discurso de Martin Luther King, 28/08/1963.)
Com base nos textos motivadores, redija uma dissertação acerca do tema:
“Caminhos para a consolidação de uma educação antirracista”.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação. O principal livro de Freire se intitula justamente Pedagogia do Oprimido e os conceitos nele contidos baseiam boa parte do conjunto de sua obra.
Ao propor uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos, Freire condenava o ensino oferecido pela ampla maioria das escolas (isto é, as “escolas burguesas”), que ele qualificou de educação bancária. Nela, segundo Freire, o professor age como quem deposita conhecimento num aluno apenas receptivo…
Texto I
Por que todos deveriam aprender pensamento computacional já na escola?
Em geral, quando justificamos o ensino de tecnologia na escola, usamos argumentos que envolvem empregabilidade, desenvolvimento de habilidades técnicas e matemáticas ou a possibilidade de dar vazão à criatividade e contribuir para o desenvolvimento da tecnologia propriamente dito.
Esses argumentos são extremamente importantes e verdadeiros! Quem domina tecnologia, de fato, amplia a sua chance de ter bons empregos e bons salários, aguça seu raciocínio lógico e coloca a sua criatividade em prática, podendo contribuir para construir um mundo melhor.
No entanto, esses argumentos não são fortes o bastante para justific…
Texto I
O receio acerca do avanço da inteligência artificial é sempre fomentado pela ausência de conhecimento exato de como essas máquinas funcionam e pela dinamicidade que impera no âmbito científico, o que estimula a insegurança humana acerca de tal acúmulo de experiências. Isso sem falar de Blade Runner (1982), sob a direção de Ridley Scott, que desde a década de 80 suscita imaginários de máquinas replicantes que supostamente existiriam em Los Angeles no ano de 2019.
(Fonte: Gabriela Buarque.
Responsabilidade civil e inteligência artificial – Os desafios impostos pela inovação tecnológica.)
Texto II
Desafios para a regulação da inteligência artificial no Brasil
A inserção de novas tecnolo…



