Texto I
Ansiedade no topo do ranking: afastamentos por problemas de saúde mental crescem 80% em Campinas
O número de afastamentos concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a trabalhadores de Campinas (SP) por motivos de saúde mental cresceu 80% ao longo de cinco anos.
Dados obtidos pela EPTV, afiliada da TV Globo, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), mostram que em 2019, a metrópole registrou 1.643 afastamentos. Já em 2023, foram 2.964.
Para Fabíola Zani, procuradora e coordenadora regional da igualdade do Ministério Público do Trabalho (MPT), a pandemia da Covid-19 teve um papel significativo para esse cenário. “Trouxe uma mudança interna para as pessoas, a questão do confinamento, ansiedade, medo de perder o emprego, perda de empregos. Afetou a organização do trabalho de uma forma nunca vista antes.”
(Daniely Fernandes, Bianca Rosa, EPTV e g1 Campinas e Região. Em: 13/03/2024. Fragmento.)
Texto II
Saúde mental enquanto há tempo!
A estatística é incômoda: cerca de um bilhão de pessoas vivem com algum tipo de transtorno mental, segundo o relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS). E quando o assunto é ansiedade, o Brasil ocupa o primeiro lugar no mundo e o quinto em número de depressivos.
Embora os dados sejam alarmantes, discutir questões relacionadas à saúde mental continua sendo um tema delicado em nossa sociedade. Expressões como “consultar psicólogo ou psiquiatra é coisa de louco” permeiam nosso cotidiano, desencorajando pessoas a compartilharem suas emoções.
Entretanto, falamos de saúde mental todos os dias e, na maioria das vezes, sem que a gente perceba. Nos queixamos de noites mal dormidas, dificuldades para se concentrar, alteração de apetite, lentidão ou agitação mental, e aquela sensação de que não vamos dar conta de tudo. E, ainda assim, alguns profissionais relatam receio de serem alvo de discriminação, levando-os a ocultar seus sintomas no ambiente de trabalho.
(Jô Alvi. Presidente Prudente. Em: 08/01/2024.)
Texto III

A partir dos textos motivadores, redija uma dissertação acerca do tema:
“A importância da saúde mental no trabalho em consonância com as demandas e realidade atuais”.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
Lei Seca surte efeito em jovens, mas ainda precisa melhorar, alerta especialista
Após 15 anos de sua implementação, a Lei Seca do Brasil (Lei nº 11.705/2008) parece surtir cada vez mais efeito na população mais jovem que dirige automóveis. Ao menos é o que indica uma pesquisa realizada neste ano pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Segundo o relatório, que traz diversas estatísticas relacionadas ao assunto, 19,8% dos motoristas flagrados ao volante sob efeito de álcool têm menos de 30 anos.
O que chama atenção é que esse porcentual é menor que o de motoristas mais velhos flagrados dirigindo sob efeito do álcool.
Em pessoas na faixa dos 30 aos 40 anos, o índice chega a 30…
Texto I
Governo de SP bloqueia acesso a redes sociais e streamings em escolas estaduais
O Governo de São Paulo anunciou o bloqueio de aplicativos e plataformas de redes sociais, como Instagram, Facebook e TikTok, e streamings pela internet Wi-Fi e cabeada em ambientes escolares. A medida passa a valer a partir deste segunda-feira, 5 de fevereiro, e visa otimizar o uso da infraestrutura pedagógica.
Em nota ao g1, a Secretaria da Educação comunicou que o objetivo da suspensão do acesso aos apps é “otimizar o uso de infraestrutura tecnológica para o desenvolvimento pedagógico dos estudantes”.
Ainda, afirmou que o uso das redes sociais e streamings sem fins educativos já é restrito desde 13 de …
Texto I
Sofrimento psíquico no ambiente de trabalho: pesquisadores apontam situação endêmica na saúde mental no Brasil
Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho (TMRT) são a terceira maior causa de afastamento do trabalho e dados apontam tendência de crescimento.
Em proposição da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cistt) do Conselho Nacional de Saúde, a 342 ª Reunião Ordinária do CNS trouxe dados alarmantes sobre como a ansiedade, o estresse e o suicídio têm afetado a população ativa no Brasil. A mesa “Transtornos mentais e de adoecimento no ambiente de trabalho: ações e intervenções para proteger a saúde e segurança dos trabalhadores e trabalhadoras…



