Estudo técnico preliminar
Contextualização
O uso de sistemas informatizados no Tribunal de Justiça (TJ) ampliou-se nos últimos anos rumo à transformação digital do Poder Judiciário, impulsionando a inovação e a evolução tecnológica. Com a crescente importância para o negócio do Tribunal, desde a participação quase total do processo judicial eletrônico e outros serviços digitais relacionados à atividade fim, assim como no atendimento ao cidadão e também no auxílio à tomada de decisões e às atividades administrativas, atendendo às necessidades computacionais do público interno e externo, exigindo sempre uma eficiente infraestrutura de TI, faz-se necessária a manutenção operacional dos sistemas de informação.
No momento, a aplicação PJE que atende a 1ª instância do TJ está suportada, em termos de sistema gerenciador de banco de dados sob o software Postgre, sendo executada em 2 (dois) servidores da fabricante Lenovo com as seguintes especificações: 1) Processadores: 8 processadores com 18 núcleos cada, totalizando 144 núcleos por máquina; 2) Memória: 2 Tbytes; 3) Armazenamento: 4 discos SSD de 1,5 Tbytes cada, totalizando 6 Tbytes; 4) Conectividade: 2 portas Gigabit ethernet 10/25 Gb; 5) Acesso a storage: 2 placas HBA de 16 Gb Fiber Channel.
Um dos servidores é a Produção e o outro é o “Espelho” que, além da sua função de contingência da produção tem instalado em si aplicações de atendimento externo como a Consulta Pública, Codex, Elastich, Sijud, dentre outras.
Requisitos da contratação
São requisitos da presente contratação:(…)
- Utilizar SSDs em RAID (Redundant Array of Independent Disks) pode oferecer tanto alta velocidade de acesso quanto redundância de dados, garantindo que o sistema possa lidar com a carga de acesso de dados de forma eficiente e com segurança.
Tendo por contexto as informações apresentadas no texto, elabore texto dissertativo-argumentativo abordando:
1) o conceito e as características de alta performance [valor: 3,00 pontos];
2) o conceito e as características de tolerância a falhas [valor: 3,00 pontos]; e
3) o conceito de RAID e os níveis que contemplariam o requisito IX [valor: 3,50 pontos].
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Estudo técnico preliminar
Contextualização
O uso de sistemas informatizados no Tribunal de Justiça (TJ) ampliou-se nos últimos anos rumo à transformação digital do Poder Judiciário, impulsionando a inovação e a evolução tecnológica. Com a crescente importância para o negócio do Tribunal, desde a participação quase total do processo judicial eletrônico e outros serviços digitais relacionados à atividade fim, assim como no atendimento ao cidadão e também no auxílio à tomada de decisões e às atividades administrativas, atendendo às necessidades computacionais do público interno e externo, exigindo sempre uma eficiente infraestrutura de TI, faz-se necessária a manutenção operacional dos sistemas…
Considerando o modelo de confiança zero (zero trust), que tem sido adotado por empresas de todos os tipos e portes, devido à sua capacidade de fazer uma governança eficaz do acesso a recursos e reduzir potenciais violações de acesso e danos aos recursos, redija um texto dissertativo acerca dos elementos policy engine [valor: 5,00 pontos] e policy administrator [valor: 4,50 pontos] da arquitetura zero trust.
O MIPS (Microprocessor without Interlocked Pipeline Stages) é uma arquitetura de processadores criada na década de 1980 pela MIPS Computer Systems. Ele se tornou bastante conhecido por seu design simples e eficiente, sendo utilizado em sistemas embarcados, roteadores, consoles de videogame e em aplicações acadêmicas. O processador MIPS possui cerca de 32 instruções básicas (load, store, add, sub, branch, jump etc.), e 32 registradores de uso geral, o que facilita operações sem acesso constante à memória. São exemplos de instruções MIPS as apresentadas a seguir:
- add $d, $s, $t: adiciona $s e $t, armazena em $d.
- addu $d, $s, $t: adiciona $s e $t sem sinal, armazena em $d.
- sub $d, $s, $t: subt…



