Após ataque hacker ao STJ, Fux cobra melhora da área digital da Justiça…
O então presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luiz Fux, comandou, na tarde do dia 18 de novembro de 2020, a abertura da 1ª Reunião do Comitê de Segurança Cibernética do Poder Judiciário. Fux cobrou o aprimoramento tecnológico da Justiça brasileira e afirmou que é importante seguir as normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
“Precisamos nos aprimorar nessa área da tecnologia principalmente porque estamos lançando, através do CNJ, o programa Justiça 100% Digital (…). No afã do aprimoramento, de uma entrega de uma Justiça digital. Imune de qualquer tipo de incidente, uma Justiça (…)”
O chefe do Poder Judiciário convocou o comitê depois da invasão hacker que atingiu o sistema do STJ (Superior Tribunal de Justiça), que gerou a suspensão dos julgamentos da Corte e no cancelamento de prazos processuais.
A PDPJ-Br
A fim de enfrentar desafios como o que fora apresentado, o CNJ criou o PDPJ como uma plataforma de fomento à pesquisa aplicada às necessidades do Poder Judiciário.
Considerando as diretrizes da PDPJ-Br e os ditames da Resolução Resolução Nº 335 de 29/09/2020 do Conselho Nacional de Justiça, discorra sobre os objetivos da PDPJ-Br; e os conceitos abrangidos em soluções do PDPJ-Br que evitariam ou minimizariam efeitos de incidentes como o que foi retratado pelo Presidente do STF.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
- A Empresa Moodle divulgou múltiplas vulnerabilidades em seu Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem nas versões 4.4 a 4.4.1, 4.3 a 4.3.5, 4.2 a 4.2.8 e 4.1 a 4.1.11, conforme publicado em seu portal.
- As vulnerabilidades permitem diversos tipos de abusos, como SQL Injection, Inclusão de Arquivos e Execução Remota de Código.
- O Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov) solicita às instituições aderentes à Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos (REGIC) e demais entidades/instituições que identifiquem em seus inventários de ativos a existência dos sistemas afetados e apliquem as correções disponibilizadas pelo desenvolvedor, conform…
Em 2025, o Ministério da Cidadania lançou um ambicioso projeto de transformação digital denominado Cidadania Conectada, com o objetivo de integrar serviços públicos essenciais em uma única plataforma digital. A meta é reduzir a burocracia, melhorar a eficiência e promover a inclusão digital da população mais vulnerável. O projeto será implementado em cinco fases, com orçamento estimado de R$ 120 milhões. Diante da complexidade, foi determinada a aplicação formal de gestão de riscos, com etapas de identificação, análise qualitativa e quantitativa.
Riscos Identificados
| Código | Risco Identificado | Probabilidade | Impacto |
| R1 | Instabilidade no sistema legado de cadastro | Alta | Alto |
| R2 | Atraso na l… |
Um importante órgão da Administração Pública Federal publicou edital de licitação visando contratação de subscrição por 36 meses de licenças de uso do pacote de softwares MICROSOFT 365 E5 (SOLUÇÃO INTEGRADA DE COLABORAÇÃO E COMUNICAÇÃO CORPORATIVA, BASEADA EM COMPUTAÇÃO EM NUVEM), licenças de MICROSOFT DEFENDER ENDPOINT SERVER SUBSCRIPTION e serviços de Suporte Técnico, Implantação, Migração de Dados, Gestão de Mudança e Repasse de Conhecimento.
O Microsoft 365 é uma suíte de produtividade e colaboração oferecida pela Microsoft, que combina aplicativos de desktop, serviços em nuvem e recursos de segurança. Lançado em 2011 como Office 365, o serviço foi posteriormente renomeado para Microsoft…



