Para ser capaz de gerenciar e operacionalizar adequadamente políticas públicas, o Governo Federal faz uso intensivo de sistemas informatizados, cujos dados são essenciais para que a gestão governamental seja cada vez mais eficiente, possibilitando melhores tomadas de decisão pelos gestores públicos. No entanto, muitas políticas públicas são transversais, ou seja, sua implementação e avaliação dependem de mais de uma organização governamental, sendo necessário que um órgão ou entidade tenha acesso a dados que estão sob gestão de outras instituições.
Nesse contexto, o Tribunal de Contas da União (TCU) – com a experiência desenvolvida em auditorias baseadas em análise de dados e inspirado em iniciativas internacionais semelhantes, em especial na National Fraud Initiative (NFI), do Reino Unido, – realizou fiscalização que teve por objetivo avaliar o uso integrado de informação, de forma a detectar, mediante análise de dados, indícios de irregularidades na utilização de recursos públicos e bases de dados com problemas de qualidade.
As informações analisadas estão relacionadas com os seguintes temas: licitações e contratos; transferências voluntárias; execução orçamentária e financeira; imóveis da união; e concessão de benefícios a pessoas físicas e jurídicas
CONSTATAÇÕES
Ao todo, foram explorados mais de oitenta tipos de indícios de irregularidades, que envolveram a análise de 31 bases de dados governamentais, geridas por 18 organizações públicas. As irregularidades identificadas abrangeram mais de 450 mil ocorrências entre 2012 e 2018 sobre um universo de recursos públicos fiscalizados da ordem de R$ 40 bilhões.
Texto extraído de https://portal.tcu.gov.br/biblioteca-digital/analise-integrada-de-dados-da-administracao-publica-federal-dia-d.htm
A respeito das informações apresentadas acima, discorra sobre o conceito e as principais características do Big Data [valor: 2,00 pontos]; maneiras como Big Data pode ser usado pela Administração Pública no cumprimento de seus objetivos institucionais [valor: 3,00 pontos]; sobre a técnica de análise de conectividade [valor: 3,00 pontos] e a importância da linguagem Python para a Inteligência Artificial [valor: 1,50 pontos].
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Visando apoiar o processo de investigação e mapeamento de estruturas criminosas complexas, foi construído o seguinte modelo computacional da cadeia de comando de uma organização criminosa, em que cada indivíduo pode exercer o papel de chefe de uma célula e, ao mesmo tempo, ser subordinado a outro nível superior.
#define MAX_NOME 100
typedef struct Membro {
char nome[MAX_NOME];
struct Membro *pai;
struct Membro **subordinados;
int n_subordinados;
int capacidade;
} Membro; // Estrutura do membro da organização
Para realizar a pesquisa por um membro dessa organização, foi implementada a função Membro *buscarMembro(Membro *raiz, const char *nome) detalhada a seguir:
Membro *buscarMembro(M…
A pirâmide de testes e a qualidade de software
Com a crescente complexidade de softwares, junto à maior exigência de precisão, a qualidade dos sistemas tem se tornado tópico de relevante interesse no âmbito do desenvolvimento de sistemas de TI. A necessidade de processos digitais mais rápidos e que ofereçam a melhor experiência possível para os usuários exige a garantia de que o software seja entregue da maneira esperada. O alcance desse objetivo pode ser apoiado pela adoção da pirâmide de testes, um esquema visual que hierarquiza o entendimento dos tipos, dos níveis, das quantidades e da complexidade dos testes de software, apoiando o planejamento e a garantia da qualidade do projeto. Os te…
O Open Group, criado em 1996 a partir da fusão entre o consórcio X/Open e a Open Software Foundation, reúne empresas e instituições da indústria de tecnologia da informação comprometidas com o desenvolvimento e a promoção de padrões abertos para infraestrutura e interoperabilidade computacional. Entre suas diversas contribuições, destaca-se o SOA Source Book, um conjunto de definições, análises, recomendações e modelos de referência voltados ao apoio de organizações e profissionais que buscam compreender, implementar e gerir soluções baseadas na Arquitetura Orientada a Serviços (SOA).
A arquitetura orientada a serviços consolidou-se como um dos principais paradigmas de integração tecnológica…



