Brasil vira alvo de ataque DDoS que transforma roteadores em bots
Por: Da Redação da Abranet – 05/06/2024
O Brasil é um dos principais alvos de ataque do malware CatDDoS, que explora mais de 80 falhas de segurança em softwares de roteadores, equipamentos de rede, entre outros, para se infiltrar nos dispositivos vulneráveis, cooptá-los e transformá-los em bots que conduzem ataques de DDoS (distributed denial-of-service ou ataque de negação em serviço, em português). O alerta é da consultoria de segurança digital, Solo Network.
O malware tem como alvo provedores de serviços em nuvem, serviços de educação, pesquisa científica, transmissão de informações, administração pública, construção e setores industriais. O CatDDoS foi criado no segundo semestre de 2023 e é uma variante do botnet Mirai, que também transformava dispositivos de rede em bots para executar ataques DDoS.
Além do Brasil os ataques estão concentrados em países como EUA, Japão, Cingapura, França, Canadá, Reino Unido, Bulgária, Alemanha, Holanda e Índia. Mas o perigo pode ser ainda maior alerta Audreyn Justus, diretor de Marketing da Solo Network. “Novas variantes do CatDDos e que foram baseadas em seu código-fonte chamados RebirthLTD, Komaru, Cecilio Network”.
O ataque usa recursos legítimos do DNS, como limites de taxa de consulta, tempos limite de resposta de consulta, agregação de consulta e configurações de tamanho máximo de resposta para criar inundações cronometradas de respostas.
“Durante o ataque o invasor falsifica o IP de múltiplas consultas de DNS para um domínio controlado pelo invasor e, em seguida, é feita a retenção das respostas e o atacante sobrecarrega a vítima com um aumento repentino de tráfego, que são difíceis de serem detectadas”, alerta Justus.
Tendo o texto acima caráter motivador, redija texto dissertativo sobre segurança ofensiva abordando, necessariamente,
- conceito e exemplos de ataque passivo [valor: 8,00 pontos];
- conceito e exemplos de ataques ativos [valor: 8,00 pontos]; e
- medidas de segurança que podem ser implementadas para evitar o tipo de ataque indicado no texto [valor: 7,75 pontos].
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O que é ISO/IEC 27001 Gestão da Segurança da Informação?
Reconhecida internacionalmente, a ISO/IEC 27001 ajuda as organizações a gerenciar e proteger seus ativos de informação para que eles permaneçam seguros e protegidos, usando esta excelente estrutura. Ela ajuda a rever e refinar continuamente a maneira como você faz isso, não apenas para hoje, mas também para o futuro.
Quando se trata de segurança da informação, todo cuidado é pouco. A proteção de registros pessoais e informações comercialmente sensíveis é fundamental. A ISO/IEC 27001 ajuda você a implementar uma abordagem robusta para gerenciar a segurança da informação (infosec) e aumentar a resiliência.
Fragmento de texto extraído de …
No ano de 2023, por meio do Edital do Pregão Eletrônico 05/2023, o Banco Central realizou processo licitatório visando a contratação de serviços continuados sem dedicação exclusiva de mão-de-obra aplicados à segurança cibernética do Banco Central do Brasil – BCB, sendo composto por dois itens, quais sejam: serviço técnico especializado de segurança cibernética por meio de Centro de Operações de Segurança Cibernética (Cyber Security Operation Center – CSOC) e serviço técnico especializado de Inteligência de Ameaças Cibernéticas (Cyber Threat Intelligence – CTI).
Algumas das atribuições das equipes de níveis N1 e N2 são detalhadas a seguir:
Enriquecer os dados dos alertas e i…
Em 28 de abril de 2021, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) sofreu um ataque cibernético atribuído ao grupo REvil. O ransomware criptografou arquivos e sistemas, deixando os serviços indisponíveis e interrompendo as atividades do tribunal. Os cibercriminosos exigiram um resgate de US$ 5 milhões para a liberação dos dados.

https://www.welivesecurity.com/br/2021/05/04/tj-rs-sofre-ataque-provocado-pelo-ransomware-revil/?utm_source=chatgpt.com
Consequências Imediatas
O ataque suspendeu os prazos de processos físicos e eletrônicos a partir de 28 de abril de 2021 e gerou a indisponibilidade de serviços como o sistema de gestão interna (GRP Thema) e o sistema de mediação e con…



