Uma trabalhadora de um frigorífico de abate de aves, que trabalha em pé fazendo a lavagem e os primeiros cortes da carne dos animais que lhes chegam pendurados em ponte rolante, procura atendimento ortopédico com queixas de omalgia à direita. No exame, o médico ortopedista observa dor e testes de Neer, Jobe e Garber visivelmente positivos, sem outros sinais significativos. O ortopedista procedeu ao tratamento clínico, e enviou relatório ao serviço médico da empresa citando o diagnóstico e recomendação para a troca de posto de trabalho ao retornar, em caráter definitivo, para não ocorrer agravamento do quadro com a necessidade de um futuro tratamento cirúrgico de tendinorrafia. O médico emitiu, ainda, um atestado médico sugerindo afastamento de 25 (vinte e cinco) dias do trabalho, para repouso terapêutico, o que foi acatado pela perícia médica previdenciária.
Tendo em vista este quadro, elabore um texto contendo as respostas para as seguintes questões:
1. Qual é o diagnóstico provável, com o nome da síndrome dada para o caso?
2. Quais são os tipos de movimentos realizados no trabalho que devem ter contribuído para o desenvolvimento deste quadro clínico?
3. Quais músculos devem estar acometidos?
4. Qual o procedimento que o serviço médico da empresa deverá tomar para que a trabalhadora tenha acesso aos benefícios previdenciários de natureza acidentária?
5. Qual procedimento de Vigilância Epidemiológica, junto ao Sistema Único de saúde (SUS), o serviço médico da empresa deve providenciar?
6. Quais benefícios previdenciários a trabalhadora terá direito caso, relacionados com seu período de afastamento e retorno ao trabalho?
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Homem de 45 anos é encaminhado ao psiquiatra por seu médico de família. O homem afirma que, nos últimos meses, tem ficado cada vez mais triste e desanimado, pois não suporta mais ser perseguido pelos seus vizinhos. Diz que nos últimos dez anos ele teve que mudar de casa sete vezes, porque um antigo desafeto seu costuma ir escondido aos prédios onde mora, convencer os seus porteiros de que ele seria um criminoso foragido da justiça. Ele afirma que, apesar de ter a consciência tranquila de que não cometeu nenhum crime, acredita que esse desafeto possa ter “plantado” alguma prova forjada contra ele na delegacia, de forma que tem “vivido como um foragido”, mudando de residência quase…
Com base na Resolução CFM nº 2318/2022, que disciplina a prescrição de materiais implantáveis, órteses e próteses e revoga as Resoluções CFM nº 1.804/2006 e nº 1.956/2010, analise o caso a seguir.
Maria, paciente de 75 anos, sexo feminino, com histórico de gonartrose bilateral há 5 anos, nos últimos meses passou a apresentar aumento do quadro de dor e limitação em grau importante do arco de movimentos do joelho direito. Maria foi avaliada por ortopedista assistente que indicou cirurgia eletiva de artroplastia total com prótese.
A solicitação de cirurgia eletiva enviada ao plano de saúde foi encaminhada internamente para avaliação pelo médico auditor.
O médico assistente solicitou prótese da …
A gasolina é um combustível amplamente utilizado em veículos automotores, principalmente automóveis e motocicletas, há mais de um século. A mesma é composta por uma mistura de hidrocarbonetos e, em menor quantidade, por produtos oxigenados, podendo também conter compostos de enxofre e de nitrogênio. Trabalhadores frentistas de postos de gasolina se expõem, diariamente, durante a jornada de trabalho, a vapores deste combustível.
Sobre a exposição ocupacional a vapores de gasolina por trabalhadores frentistas, responda às questões a seguir.
a) Indique os três principais solventes orgânicos aromáticos, prejudiciais ao ser humano, presentes na gasolina.
b) Apresente as principais características…



