Leia o texto que teria sido extraído de um Relatório de Investigação.
Inicialmente, os dois fatos que me chamou a atenção na investigação em questão foram: a localidade do crime haja vista que todos os corpos foram encontrados no mesmo logradouro, numa rua perto da pracinha; e que os corpos, as vítimas, todos homens, foram decapitados, prática nitidamente utilizada para dificultar a identificação dos corpos.
Era inegável, desde o início das investigações, a conclusão de que os crimes estariam sendo praticados pelo mesmo grupo, pois o “modus operandi” era idêntico. Nestas circunstâncias, até o presente momento foram localizados quatro corpos: um no dia 10/10/22, outro no dia 13/10/22, outro no dia 25/10/22 e outro no dia 01/11/22.
Um dia após o encontro do último cadáver, refiro-me ao último do rol acima, porque infelizmente acho que outros ainda serão encontrados, a Sra. Cleópatra, parente de uma das vítimas, foi ouvida em declarações ela relatou: que esteve no IML da cidade vizinha do vilarejo de Ribeirão dos Patos e reconheceu o cadáver de Titã, seu irmão. O corpo só foi possível a identificação dele porque parece que possuía tatuagem em forma de estrela no braço. E ela constatou que era mesmo ele porque reconheceu as roupas. Portanto depois ela negou que seriam as roupas dele, ratificando o depoimento dado.
1. Sabendo-se que um Relatório de Investigação contém informações que servirão de base para outras providências envolvendo a caracterização de fatos e pessoas, pode-se afirmar que esse texto terá a eficácia esperada? Justifique sua resposta, com base em duas passagens do texto.
2. Com foco na correção linguística do texto,
a) identifique dois trechos em que a concordância está em desacordo com a norma-padrão e reescreva-os, para sanar o problema;
b) indique a conjunção que deveria ter sido empregada em substituição à que está destacada no último parágrafo, para estabelecer a relação de sentido adequada ao contexto;
c) aponte a palavra do último parágrafo que contraria uma afirmação feita e indique a que é adequada para substituí-la.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Reescreva as frases a seguir, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, preenchendo a lacuna 1 conforme a instrução trazida em cada frase e a lacuna 2 com uma entre as expressões “porque”, “porquê”, “por que” e “por quê”.
- a) Nesta frase, empregue, na lacuna 1, o verbo“haver”.
Se foi 1 dez anos que tudo aconteceu, ficar nervoso 2?
- b) Nesta frase, use, na lacuna 1, o verbo“fazer”.
1 vinte anos que espero 2 tenho esperança.
- c) Nesta frase, empregue, na lacuna 1, a forma pronominal adequada para a primeira pessoa do singular.
Entre 1 e você nada mudou e eu digo o 2.
Leia o excerto do romance Clara dos Anjos, de Lima Barreto.
Cassi Jones, sem mais percalços, se viu lançado em pleno Campo de Sant’Ana, no meio da multidão que jorrava das portas da Central, cheia da honesta pressa de quem vai trabalhar. A sua sensação era que estava numa cidade estranha. No subúrbio tinha os seus ódios e os seus amores; no subúrbio, tinha os seus companheiros, e a sua fama de violeiro percorria todo ele, e, em qualquer parte, era apontado; no subúrbio, enfim, ele tinha personalidade, era bem Cassi Jones de Azevedo; mas, ali, sobretudo do Campo de Sant’Ana para baixo, o que era ele? Não era nada. Onde acabavam os trilhos da Central, acabava a sua fama e o seu valimento…



