Texto 1
“O tipo de violência mais frequente na infância e no início da adolescência é o bullying”, disse Maria Fernanda Tourinho Peres, professora do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Estudos sobre Violência e Saúde (Lieves).
“O bullying é um tipo de violência persistente. Geralmente é aquela situação em que, por exemplo, um aluno fica sistematicamente sendo alvo desse tipo de violência”, ressaltou a professora. Além disso, para ser considerado bullying, precisa haver um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas. “O bullying é um tipo de violência que surge, que se estrutura e que se sustenta em torno de desequilíbrio de poder. Então há um polo mais empoderado – ou que simbólica ou socialmente ocupa uma posição de poder mais forte – e um polo que ocupa uma posição de poder mais fragilizado”, explica Maria Fernanda.
(Elaine Patricia Cruz. Agência Brasil explica: o que é bullying?. https://agenciabrasil.ebc.com.br, 07.04.2023. Adaptado)
Texto 2
Uma solução polêmica para combater o bullying nas escolas, adotada em Mato Grosso do Sul, vem dividindo opiniões. O governo de Mato Grosso do Sul vai oferecer cirurgias plásticas gratuitas para adolescentes que sofrem bullying.
As operações visam reparar orelhas, nariz, mamas, problemas de visão, como estrabismo, e cicatrizes. Inicialmente, poderão ser atendidos os 142 estudantes de escolas públicas e privadas que registraram boletins de ocorrência na Polícia Civil em 2022.
A secretária estadual adjunta de Saúde do estado, Christine Maymone, destaca que não são operações estéticas, mas reparadoras. Segundo Maymone, os procedimentos vão se somar ao apoio psicológico que já é oferecido nas escolas. A ideia, segundo o governo de Mato Grosso do Sul, é que a iniciativa ajude a reverter a evasão escolar devido ao bullying.
(Maira Di Giaimo. Governo do MS oferece cirurgias para jovens que sofrem bullying e gera polêmica. https://www.band.uol.com.br, 12.05.2023. Adaptado)
Texto 3
Na avaliação de Catarina Santos, professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), a solução oferecida no Mato Grosso do Sul não resolve o problema e ainda cria novas complicações: “É como se quisessem padronizar as características das pessoas. Combater o bullying requer trabalhar o respeito às diferenças e não a eliminação delas. Entendo o bullying como o resultado de uma sociedade que estabeleceu padrões de corpos. O papel da política pública é trabalhar o respeito à diferença, a lógica da beleza da diferença. Quando se defende o combate ao bullying fazendo com que todos tenham as mesmas características é um horror. Não é trabalho de combate à violência por conta das diferenças, mas de eliminar as diferenças”, pondera.
O bullying é uma preocupação internacional. Finlândia e Canadá têm projetos reconhecidos como eficazes e trabalham mais com orientação das comunidades escolares e o desenvolvimento da cultura de paz.
(Bruno Alfano, Davi Ferreira e Ludmilla de Lima. Solução cirúrgica para bullying em escolas em MS envolve risco de vida, alertam especialistas. https://oglobo.globo.com, 10.05.2022. Adaptado)
Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:
Cirurgias reparadoras são uma alternativa viável para o combate ao bullying?
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(www.wwf.org.br, 05.06.2024. Adaptado.)
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