O Tribunal de Contas do Estado X (TCE/X) conta com algumas vagas de função gratificada a serem preenchidas por seus servidores, constantes do banco de talentos da entidade. Em experiências passadas, alguns servidores ocupantes dessas funções confundiam seus interesses pessoais com o interesse público e, na ânsia de obtenção de privilégios, acabavam por prejudicar o bom andamento da gestão pública. Devido a essas experiências pouco profícuas, o TCE/X, acompanhando o movimento mundial da nova administração pública, vem promovendo mudanças administrativas e organizacionais que assegurem maior eficiência no cumprimento de suas missões.
Assim, o departamento responsável pela seleção dos referidos profissionais pretende encontrar candidatos que atendam as exigências relativas aos aspectos normativos, com a necessária capacidade técnica, mas também que tenham ciência de que o TCE/X vem buscando aprimorar a modernização de sua gestão, visando o alcance das características da administração pública gerencial. Para auxiliar na busca pelos candidatos adequados ao preenchimento das vagas, o referido departamento deseja elaborar questionamentos que subsidiem a avaliação das perspectivas dos candidatos quanto às formas de administração e de sua conduta pessoal em relação aos interesses públicos. O departamento, então, solicitou ao pessoal do setor de controle da área de administração de gestão de pessoas, de material e de patrimônio um parecer para subsidiar a seleção dos candidatos.
Na qualidade de servidor efetivo da área de administração cujas atribuições preveem orientação aos demais técnicos de outros campos de conhecimento quanto à aplicação de ferramentas administrativas mais adequadas, bem como ao aprimoramento de estudos específicos nas áreas de gestão de pessoas e formas de administração, elabore uma Instrução a respeito da situação hipotética acima apresentada. Sua instrução deve embasar-se em conhecimentos teóricos da área e atender à estrutura que se pede a seguir:
Título: Instrução nº XX/202X
1- Introdução e relatório: o candidato deve fazer resumo sobre a situação apresentada no caso hipotético e descrever a finalidade do documento. [Valor: 2,00 pontos]
2- Descreva as características do modelo de administração pública burocrática e discorra a respeito das desvantagens desse modelo. [valor: 7,00 pontos]
3- Discorra sobre os conceitos de governança e de accountability na gestão pública e sobre a relação desses temas com o papel exercido pelos tribunais de contas. [valor: 5,00 pontos]
4- Apresente uma conclusão, ao departamento responsável pela seleção, que retrate de que forma os novos gestores, cientes de todos esses conceitos, poderão contribuir para o aprimoramento e a modernização da gestão no TCE/X. [valor: 5,00 pontos]
Fecho: Respeitosamente,
Nome: Futuro Auditor
Cargo: Auditor Fiscal de Controle Externo
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O planejamento estratégico CAU 2013-2023 sedimenta as bases de um Conselho com excelência organizacional, transparente, inovador e financeiramente sustentável, para servir à sociedade, assegurando eficácia no atendimento aos 4.702 profissionais e às seiscentas e setenta empresas do setor no estado, compromissado com a qualidade e a modernidade.
Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás. Relato integrado 2022. Goiânia: CAU-GO (com adaptações).
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Gestão de pessoas por competências
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) diferenciação en…
Considere a seguinte situação:
Para que se cumpram adequadamente as técnicas do orçamento-programa, torna-se necessário desenvolver avaliações quantitativas e qualitativas das aplicações de recursos nos diversos programas e atividades voltados à execução das políticas públicas estabelecidas no orçamento.
Essas avaliações incorporam os conceitos contemporâneos de planejamento governamental, com ênfase na eficiência, eficácia, economicidade, efetividade e transparência das ações realizadas em resposta às demandas sociais apresentadas, discutidas e aprovadas na Lei Orçamentária Anual (LOA).
Nesse contexto, um cidadão, no pleno exercício de seus direitos constitucionais, apresentou denúncia aleg…
Em uma reunião entre dirigentes de determinado órgão público, o setor de gestão de processos e de gestão de projetos foram convocados. Foi informado que a gestão e o controle de processos e projetos desempenham um papel fundamental na administração de corporações e na busca pela eficiência dessas organizações. Essa prática envolve a coordenação de recursos, o monitoramento do progresso e a implementação de estratégias para atingir metas e objetivos predefinidos.
Ao final da reunião, a Alta Administração solicitou que ambos os setores (gestão de processos e projetos) trabalhassem para desenvolver indicadores de desempenho (KPIs).
Considerando a situação hipotética acima, redija um texto resp…



