Inferência casual e avaliação de políticas públicas
Para resolver esta questão, considere as informações presentes na tabela seguinte, que mostra a média de homicídios em 202x de municípios dos estados de Rio de Janeiro e São Paulo. No painel superior, esses municípios estão divididos por estado – uma divisão claramente não aleatória. Nota-se uma diferença clara e estatisticamente significante (p-valor 0.000) entre as médias: municípios do Rio de Janeiro tiveram, em média, um número muito maior de homicídios que os de São Paulo.
Média de homicídios por município (202x)

Fonte: DataSus.
Leia mais em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/13543/1/BAPI_37_Artigo_10.pdf
Considerando as informações apresentadas, elabore um texto dissertativo e argumentativo sobre conceitos básicos e técnicas relacionadas à inferência casual abordando, necessariamente:
1) O conceito de viés de seleção e como a divisão não aleatória por Unidade da Federação pode introduzir viés de seleção no estudo realizado [valor: 13,30 pontos].
2) O conceito de quasi-experimentos e como poderia ser aplicado para melhorar a validade casual da análise não aleatória [valor: 13,30 pontos].
3) O conceito de pareamento e que vantagens podem ser obtidas na análise dos dados da tabela [valor: 13,30 pontos].
4) O conceito de causalidade e que inferências podem ser realizadas a partir dos dados constantes na tabela [valor: 13,30 pontos].
5) A diferença entre variáveis observáveis e não observáveis, indicando observáveis relevantes de serem incluídas no estudo [valor: 13,30 pontos].
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Redija um texto dissertativo a respeito de modelos de regressão linear, abordando os seguintes aspectos:
1 vantagens e desvantagens do ajuste pelo método de mínimos quadrados; [valor: 9,50 pontos]
2 vantagens e desvantagens da modelagem pelo método de máxima verossimilhança; [valor: 9,50 pontos]
3 critérios de escolha entre o método de mínimos quadrados e o de máxima verossimilhança. [valor: 9,50 pontos]
O Estado do Rio de Janeiro realizou um estudo estatístico para otimizar a gestão financeira e analisar a distribuição de recursos entre diferentes setores da administração pública. Durante a apresentação dos resultados, algumas informações foram destacadas:
1. Amostragem Estratificada: Para estimar a renda média dos servidores estaduais, foi utilizada uma amostra aleatória estratificada considerando três grupos de servidores: Administrativos, Fiscais e Policiais. Os tamanhos dos estratos e os respectivos desvios-padrão das rendas foram fornecidos conforme a seguinte distribuição:

O estudo utilizou uma amostra total de n=100 servidores e, segundo o relatório apresentado, a alocação da amostr…
O faturamento médio das empresas de determinado setor é desconhecido para os empresários de fora do mercado. Um deles, interessado em investir, já sabe que só vale a pena entrar no negócio caso o faturamento médio seja maior do que 80 unidades monetárias. Para avaliar esse mercado, um teste de hipóteses é realizado. Uma AAS (Amostra Aleatória Simples) de tamanho n = 100 é extraída, obtendo-se média “c”.
Considere que o desvio padrão verdadeiro do faturamento seja igual a 30 e que a função distribuição acumulada de normal, ɸ(.), toma valores ɸ(1,96) = 0,975, ɸ(1,64) = 0,95, ɸ(1,28) = 0,90.
Redija texto dissertativo acerca de Testes de Hipóteses abordando, necessariamente, respostas para os se…



