A mãe de um menino de 7 anos, chamado Shawn, levou-o a uma clínica porque ele estava passando por problemas na escola, e ela ficou preocupada por “ele nunca parar quieto um segundo”. Relata ter recebido várias queixas dos professores de Shaw nos últimos dois anos, os quais afirmam que o comportamento dele é extremamente tumultuante – seguidamente se levanta do lugar, conversa com outros colegas e se envolve em discussões com seus pares durante o recreio. Sua mãe também se preocupa com o comportamento em casa, embora em menor grau do que o das preocupações dos funcionários da escola. Ela observa que ele sempre foi uma criança ativa. Afirma que, embora pareça conseguir se concentrar intensamente em uma atividade durante horas (por exemplo, jogar videogame), ele também costuma sair da cadeira durante as refeições, nunca consegue ficar sentado durante uma missa inteira e tem a propensão a se opor mais aos limites impostos do que seus irmãos. Ela também indica que ele frequentemente perde jaquetas e luvas e que, com frequência, se esquece de finalizar ou entregar os deveres de casa.
Descreve-o, ainda, como muito impulsivo: “Ele sempre diz a primeira coisa que lhe vem à cabeça” – o que causou problemas com amigos e familiares em diversas ocasiões. Além disso, quando uma ideia específica captura sua atenção, ele parte imediatamente para a ação, a ponto de sair de uma loja ou de um restaurante para a rua sozinho, deixando sua família extremamente preocupada quanto à sua segurança. Ao ser observado durante a entrevista, Shawn demonstrou um grau elevado de atividade motora, sacudindo as pernas constantemente durante os cinco minutos em que permaneceu sentado na cadeira, e, então, passou a circular pela sala, mexendo em objetos na mesa do clínico e frequentemente interrompendo a conversa entre o clínico e a mãe.
ROBERTS, L. W; LOUIE, A. K. Guia de estudo para o DSM-5. Porto Alegre: Artmed, 2017. (Adaptado.)
Com base nesse relato de caso, responda às questões e apresente argumentos que justifiquem sua resposta.
a) Qual é a possível hipótese diagnóstica do entrevistador?
b) Qual é o procedimento que o psicopedagogo deve realizar diante do caso? Aponte e justifique dois encaminhamentos que devem ser recomendados pelo psicopedagogo
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O estudo dos fatores psicossociais do trabalho (FPT) tem como foco tradicional a análise de riscos e da vulnerabilidade dos profissionais no contexto laboral, visando à elaboração de intervenções primárias, secundárias ou terciárias que estejam baseadas em evidências científicas. Segundo Vasquez e Hutz (2020), na saúde do trabalhador e na saúde ocupacional, há duas linhas tradicionais de análise dos fatores psicossociais do trabalho: a patogênese e a salutogênese. Em um texto dissertativo-argumentativo, explique detalhadamente as duas abordagens, salientando suas diferenças e explicando se é possível tais diferentes perspectivas coexistirem no campo da saúde aplicada ao trabalho e às organiz…
A Secretaria de Educação de uma cidade de porte médio (150 mil habitantes) contratou um grupo de psicólogas sociais para fazer a Análise Institucional de sua política de Educação Infantil, principalmente para a orientação do trabalho realizado em suas creches, para que, a partir do trabalho já realizado, fosse feita uma proposta de melhoria no atendimento das crianças do município. Como sempre, há um pequeno déficit de vagas, um grupo de funcionários muito resistentes a mudanças e contingenciamento orçamentário, mas o prefeito e a secretária de educação apresentam boa vontade política para fazer um trabalho de qualidade e inovador nessa área. Faça um esboço de projeto de intervenção instituc…
A mãe de um menino de 7 anos, chamado Shawn, levou-o a uma clínica porque ele estava passando por problemas na escola, e ela ficou preocupada por “ele nunca parar quieto um segundo”. Relata ter recebido várias queixas dos professores de Shaw nos últimos dois anos, os quais afirmam que o comportamento dele é extremamente tumultuante – seguidamente se levanta do lugar, conversa com outros colegas e se envolve em discussões com seus pares durante o recreio. Sua mãe também se preocupa com o comportamento em casa, embora em menor grau do que o das preocupações dos funcionários da escola. Ela observa que ele sempre foi uma criança ativa. Afirma que, embora pareça conseguir se concentrar intensamen…



