A respeito da Psicopedagogia Institucional, vale dizer que já existem experiências de atuação psicopedagógicas em empresas, hospitais, creches e organizações assistenciais […]. Podemos dizer que nosso sujeito é a instituição, com sua complexa rede de relações.
BOSSA, 2011, p. 139.
Conforme visto na citação, o trabalho psicopedagógico institucional tem ampliado sua atuação para diversos contextos. Assim sendo, sobre a Psicopedagogia Institucional, disserte:
a) caracterizando o trabalho preventivo do psicopedagogo institucional a partir de uma situação específica: implantação de programas e sistemas avaliativos na escola.
b) apresentando duas ações possíveis do psicopedagogo no contexto hospitalar.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Área de efervescência científica, a “ciência da cognição” configura-se como um campo interdisciplinar para o qual convergem interesses da epistemologia, das neurociências, da inteligência artificial, da psicologia, da antropologia e da linguística, voltados para o estudo dos sistemas inteligentes. Contudo, de acordo com Zanelli, Borges-Andrade e Bastos (2004), a existência, no início, de um paradigma dominante que exerceu forte influência durante longo período não assegura a unidade no campo, como o paradigma dos sistemas processadores de informação, por exemplo, que prioriza o significado singular e subjetivo que ocorre para cada indivíduo. Pelo contrário, talvez não seja pertinente, s…
A mãe de um menino de 7 anos, chamado Shawn, levou-o a uma clínica porque ele estava passando por problemas na escola, e ela ficou preocupada por “ele nunca parar quieto um segundo”. Relata ter recebido várias queixas dos professores de Shaw nos últimos dois anos, os quais afirmam que o comportamento dele é extremamente tumultuante – seguidamente se levanta do lugar, conversa com outros colegas e se envolve em discussões com seus pares durante o recreio. Sua mãe também se preocupa com o comportamento em casa, embora em menor grau do que o das preocupações dos funcionários da escola. Ela observa que ele sempre foi uma criança ativa. Afirma que, embora pareça conseguir se concentrar intensamen…
O estudo dos fatores psicossociais do trabalho (FPT) tem como foco tradicional a análise de riscos e da vulnerabilidade dos profissionais no contexto laboral, visando à elaboração de intervenções primárias, secundárias ou terciárias que estejam baseadas em evidências científicas. Segundo Vasquez e Hutz (2020), na saúde do trabalhador e na saúde ocupacional, há duas linhas tradicionais de análise dos fatores psicossociais do trabalho: a patogênese e a salutogênese. Em um texto dissertativo-argumentativo, explique detalhadamente as duas abordagens, salientando suas diferenças e explicando se é possível tais diferentes perspectivas coexistirem no campo da saúde aplicada ao trabalho e às organiz…



