Área de efervescência científica, a “ciência da cognição” configura-se como um campo interdisciplinar para o qual convergem interesses da epistemologia, das neurociências, da inteligência artificial, da psicologia, da antropologia e da linguística, voltados para o estudo dos sistemas inteligentes. Contudo, de acordo com Zanelli, Borges-Andrade e Bastos (2004), a existência, no início, de um paradigma dominante que exerceu forte influência durante longo período não assegura a unidade no campo, como o paradigma dos sistemas processadores de informação, por exemplo, que prioriza o significado singular e subjetivo que ocorre para cada indivíduo. Pelo contrário, talvez não seja pertinente, sequer, falar de uma “ciência da cognição” unitária. Esse uso deveria ocorrer sempre no plural, dada a diversidade de contribuições que se apoiam em perspectivas conceituais e metodológicas muito distintas em função de seus campos disciplinares de origem. No ambiente sócio-organizacional, por exemplo, há uma expansão significativa do conceito de cognição. A partir da afirmação desses autores, em um texto dissertativo, enuncie os pressupostos operacionais e funcionais do conceito de Cognição Social.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
No campo psicopedagógico, a teoria walloniana traz uma contribuição fundamental ao estudar a pessoa de maneira integrada, mostrando os momentos mais marcantes da evolução psíquica.
Considerando a teoria de desenvolvimento de Wallon, apresente os três domínios funcionais entre os quais se dividirão o estudo das etapas de desenvolvimento da pessoa. Apresente um exemplo de como a afetividade impacta no desenvolvimento da inteligência.
O direito à convivência familiar e comunitária é um dos direitos fundamentais da criança e do adolescente, que é reconhecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Esse direito faz com que a criança deva estar inserida em uma família e ter acesso à vida social, a menos que a primeira viole outros direitos fundamentais da criança, como o direito à dignidade, à saúde e à inserção escolar, por exemplo. De certa forma, tanto os processos de Vara e Infância e Juventude, de acolhimento de crianças e adolescentes, em acolhimento familiar ou institucional, como processos de Vara de Família, que giram em torno de disputa de guarda e regulamentação de visitas, têm como eixo o direito da criança à …
O estudo dos fatores psicossociais do trabalho (FPT) tem como foco tradicional a análise de riscos e da vulnerabilidade dos profissionais no contexto laboral, visando à elaboração de intervenções primárias, secundárias ou terciárias que estejam baseadas em evidências científicas. Segundo Vasquez e Hutz (2020), na saúde do trabalhador e na saúde ocupacional, há duas linhas tradicionais de análise dos fatores psicossociais do trabalho: a patogênese e a salutogênese. Em um texto dissertativo-argumentativo, explique detalhadamente as duas abordagens, salientando suas diferenças e explicando se é possível tais diferentes perspectivas coexistirem no campo da saúde aplicada ao trabalho e às organiz…



