Historicamente, o Brasil teve três legislações específicas em relação ao direito da criança e do adolescente: o Código Mello Mattos, de 1927; o Código de Menores, de 1979; e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 1990. As duas primeiras legislações abrangiam os menores que estivessem em situação de abandono ou delinquência, as quais se tornavam objeto do Direito, que geralmente as encaminhava para a tutela do estado, que as colocava em instituições, muitas vezes por períodos longos, dentro das quais o menor se tornava adulto. O ECA, em contraposição às duas primeiras legislações, considera todas as crianças e todos os adolescentes como sujeitos de direitos humanos fundamentais e na condição peculiar de pessoa em desenvolvimento, cuja responsabilidade de garantir direitos e fornecer condições necessárias ao desenvolvimento é do Estado, da sociedade e da família. Sobre o tema, em um texto dissertativo-argumentativo:
a) classifique as três legislações brasileiras em relação à criança e ao adolescente, em termos das duas grandes doutrinas jurídicas internacionais em relação a essas pessoas, ou seja, a Doutrina do Menor em Situação Irregular e a Doutrina da Proteção Integral da Infância. Justifique sua classificação.
b) a partir dos conhecimentos psicológicos atuais, comente as três legislações brasileiras, em relação ao menor e à criança e ao adolescente.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no caso de cada criança ou adolescente acolhido, é obrigatório que o juiz responsável por seu processo realize, a cada 6 meses, a chamada audiência concentrada. Nela, são chamados representantes de cada instituição da rede socioassistencial que atende a pessoa e seu grupo familiar. No caso do Tribunal de Justiça, o Juiz da Infância e Juventude, o psicólogo e o assistente social judiciário. No caso do Ministério Público, o promotor da Infância e Juventude. No caso da Defensoria, o defensor público. No caso do Serviço de Acolhimento Institucional, seja institucional ou familiar, o psicólogo ou assistente social desse serviço. Em termos da P…
O que caracteriza a formação do(a) psicólogo(a) social no Brasil? Aponte qualidades e pontos críticos e possíveis soluções. Redija um texto dissertativo-argumentativo.
A Secretaria de Educação de uma cidade de porte médio (150 mil habitantes) contratou um grupo de psicólogas sociais para fazer a Análise Institucional de sua política de Educação Infantil, principalmente para a orientação do trabalho realizado em suas creches, para que, a partir do trabalho já realizado, fosse feita uma proposta de melhoria no atendimento das crianças do município. Como sempre, há um pequeno déficit de vagas, um grupo de funcionários muito resistentes a mudanças e contingenciamento orçamentário, mas o prefeito e a secretária de educação apresentam boa vontade política para fazer um trabalho de qualidade e inovador nessa área. Faça um esboço de projeto de intervenção instituc…



