De acordo com Caponero (2015), podem-se definir más notícias como aquelas que alteram drástica e negativamente a perspectiva do paciente em relação ao seu futuro. Ele apresenta ao leitor um dos possíveis roteiros para auxiliar na comunicação de más notícias, o chamado Protocolo de SPIKES. Descreva os seis passos do protocolo.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A respeito da Psicopedagogia Institucional, vale dizer que já existem experiências de atuação psicopedagógicas em empresas, hospitais, creches e organizações assistenciais […]. Podemos dizer que nosso sujeito é a instituição, com sua complexa rede de relações.
BOSSA, 2011, p. 139.
Conforme visto na citação, o trabalho psicopedagógico institucional tem ampliado sua atuação para diversos contextos. Assim sendo, sobre a Psicopedagogia Institucional, disserte:
a) caracterizando o trabalho preventivo do psicopedagogo institucional a partir de uma situação específica: implantação de programas e sistemas avaliativos na escola.
b) apresentando duas ações possíveis do psicopedagogo no contexto …
Em 2020, a Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT) decidiu construir, em um amplo processo de discussão e validação, um referencial para a formação e a qualificação profissional no Brasil, com base em competências esperadas em Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT). De acordo com a SBPOT (2020), o modelo de competências sugerido para a atuação em POT no Brasil adotou como base o modelo de competências primárias desenvolvido pela ENOP/EAWOP (The European Network of Organizational and Work/European Association of Work and Organizational Psychology). Em um texto dissertativo, exponha quais são os três motivos pelos quais a SBPOT aderiu a tal referencial p…
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no caso de cada criança ou adolescente acolhido, é obrigatório que o juiz responsável por seu processo realize, a cada 6 meses, a chamada audiência concentrada. Nela, são chamados representantes de cada instituição da rede socioassistencial que atende a pessoa e seu grupo familiar. No caso do Tribunal de Justiça, o Juiz da Infância e Juventude, o psicólogo e o assistente social judiciário. No caso do Ministério Público, o promotor da Infância e Juventude. No caso da Defensoria, o defensor público. No caso do Serviço de Acolhimento Institucional, seja institucional ou familiar, o psicólogo ou assistente social desse serviço. Em termos da P…



