A formação de um farmacêutico começa com o curso superior (atualmente a graduação) em ciências farmacêuticas. Terminado o curso, procede à inscrição como farmacêutico na Ordem dos Farmacêuticos ou no Conselho Regional de Farmácia (no caso de Portugal ou do Brasil), pois são essas as organizações profissionais que atribuem o título de farmacêutico ao profissional. Então vem a especialização. A especialização é uma formação complementar, com duração variável (de, no mínimo, quatro anos), para a qual o farmacêutico concorre junto à Ordem dos Farmacêuticos e por meio da qual se especializa em uma determinada área de intervenção, durante uma formação continuada e supervisionada por um farmacêutico especialista (responsável pela especialização). No final, o farmacêutico obtém o título de especialista em uma determinada área de intervenção e sua agregação ao colégio dessa especialidade na Ordem dos Farmacêuticos. Atualmente, existem os seguintes colégios de especialidade na Ordem dos Farmacêuticos: análises clínicas; farmácia hospitalar; indústria farmacêutica; farmácia comunitária; e assuntos regulamentares.
Internet: <https://pt.wikipedia.org> (com adaptações).
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
O exercício da profissão farmacêutica à luz do Código de Ética Profissional
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) os direitos inerentes ao profissional farmacêutico;
b) os deveres decorrentes da atividade; e
c) as proibições impostas aos profissionais farmacêuticos.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A prescrição é uma das atribuições clínicas do farmacêutico e deverá ser realizada com base nas necessidades de saúde do paciente. Esta resolução encerra a concepção de prescrição como a ação de recomendar algo ao paciente. Tal recomendação pode incluir a seleção de opção terapêutica, a oferta de serviços farmacêuticos ou o encaminhamento a outros profissionais ou serviços de saúde. O ato de prescrever não constitui um serviço clínico per se, mas uma das atividades que compõem o processo de cuidado à saúde.
Esta é uma concepção ampliada da prescrição, para além da seleção de medicamentos. Visão similar a esta é adotada por outras profissões da saúde e representa uma estratégia para a inserçã…
A formação de um farmacêutico começa com o curso superior (atualmente a graduação) em ciências farmacêuticas. Terminado o curso, procede à inscrição como farmacêutico na Ordem dos Farmacêuticos ou no Conselho Regional de Farmácia (no caso de Portugal ou do Brasil), pois são essas as organizações profissionais que atribuem o título de farmacêutico ao profissional. Então vem a especialização. A especialização é uma formação complementar, com duração variável (de, no mínimo, quatro anos), para a qual o farmacêutico concorre junto à Ordem dos Farmacêuticos e por meio da qual se especializa em uma determinada área de intervenção, durante uma formação continuada e supervisionada por um farmacêutic…
Os medicamentos psicotrópicos são modificadores seletivos do sistema nervoso central e podem ser classificados, segundo a Organização Mundial de Saúde, em: ansiolíticos e sedativos; antipsicóticos (neurolépticos); antidepressivos; estimulantes psicomotores; psicomiméticos; e potencializadores da cognição.
Dessas categorias, três apresentam grande importância quando se fala em controle de vendas em estabelecimento farmacêutico: os ansiolíticos (benzodiazepínicos); os antidepressivos; e os estimulantes psicomotores.
Os benzodiazepínicos estão entre os medicamentos mais utilizados no mundo todo, havendo estimativas de que entre 1 e 3% de toda a população ocidental já os tenha consumido regularm…



