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Q329311 | Libras, Inclusão e Taquigrafia
Banca: IGEDUCVer cursos
Ano: 2024
Órgao: Pref Garanhuns - Prefeitura Municipal de Garanhuns
Cargo: Professor

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A educação bilíngue para surdos, que adota a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e o Português como segunda língua, é crucial para o desenvolvimento integral de crianças surdas. Esse modelo pedagógico assegura acesso à informação e à cultura, respeitando a identidade linguística do aluno surdo. A Libras não apenas facilita a comunicação e o aprendizado, mas também serve como chave para a inclusão na comunidade surda, promovendo a construção da identidade e do pertencimento.

O reconhecimento legal da Libras e sua implementação nas escolas refletem um avanço significativo na educação inclusiva, mas a eficácia desse modelo depende de fatores como formação adequada de educadores, disponibilidade de recursos didáticos e presença de intérpretes qualificados. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva estabelecem diretrizes para garantir que o direito à educação bilíngue seja cumprido, enfatizando a necessidade de um ambiente educacional que valorize a diversidade linguística e cultural.

A implementação bem-sucedida da educação bilíngue para surdos tem o potencial de transformar positivamente o trajeto educacional de alunos surdos, oferecendo-lhes as ferramentas necessárias para um desenvolvimento cognitivo, social e acadêmico pleno. Esse modelo pedagógico não apenas promove a igualdade de oportunidades, mas também ressalta a importância de valorizar a Libras como parte essencial da cultura e identidade surda, reforçando o papel da educação como um pilar para a inclusão e a autonomia dos surdos.

Discorra sobre a importância da educação bilíngue para surdos, e como a aquisição precoce da Libras influencia o desenvolvimento cognitivo, social e educacional da criança surda. Inclua em sua discussão como a LDB e a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva apoiam esse processo.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaLibras, Inclusão e Taquigrafia
BancaIGEDUC

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