Em um cenário educacional contemporâneo, no qual a diversidade de competências leitoras e escritoras é uma realidade nas salas de aula, é imperativo que o ensino de Língua Portuguesa seja dinâmico, inclusivo e abrangente. A integração entre diferentes gêneros textuais e a prática de produção e compreensão de textos se apresenta como uma estratégia eficaz para atender às necessidades variadas dos estudantes, promovendo habilidades críticas de leitura e escrita.
Nesse contexto, a questão proposta visa a avaliar a capacidade do candidato a um cargo de professor especialista em Língua Portuguesa de elaborar atividades didáticas que não apenas abordem o currículo de forma abrangente, mas que também sejam sensíveis às diferenças individuais de aprendizagem. A resposta esperada deve refletir um planejamento pedagógico que equilibre teoria e prática, incentivando a interação entre os alunos e a aplicação de conhecimentos em contextos reais, ao mesmo tempo em que promove a inclusão e a participação ativa de todos os estudantes no processo de aprendizagem.
Considere o contexto de uma sala de aula diversificada, onde alunos apresentam diferentes níveis de proficiência em leitura e escrita. Como especialista em Língua Portuguesa, você é encarregado de desenvolver uma atividade que integre a prática de produção textual e a compreensão leitora, focando em gêneros textuais variados (narrativo, descritivo e argumentativo) e utilizando estratégias que promovam a fluência leitora e a coesão e coerência textuais.
Descreva uma atividade que você planejaria para essa aula, considerando a tipologia textual, os processos de produção e leitura de textos, e as estratégias didáticas para o ensino de leitura. Inclua na sua resposta como você abordaria a diversidade de competências leitoras e escritoras dos alunos e de que maneira você avaliaria a aprendizagem alcançada.
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