sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q329287 | Pedagogia
Banca: IGEDUCVer cursos
Ano: 2024
Órgao: Pref Garanhuns - Prefeitura Municipal de Garanhuns
Cargo: Professor

A-+=
novo
Salvar em caderno (0)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Em um cenário educacional contemporâneo, no qual a diversidade de competências leitoras e escritoras é uma realidade nas salas de aula, é imperativo que o ensino de Língua Portuguesa seja dinâmico, inclusivo e abrangente. A integração entre diferentes gêneros textuais e a prática de produção e compreensão de textos se apresenta como uma estratégia eficaz para atender às necessidades variadas dos estudantes, promovendo habilidades críticas de leitura e escrita.

Nesse contexto, a questão proposta visa a avaliar a capacidade do candidato a um cargo de professor especialista em Língua Portuguesa de elaborar atividades didáticas que não apenas abordem o currículo de forma abrangente, mas que também sejam sensíveis às diferenças individuais de aprendizagem. A resposta esperada deve refletir um planejamento pedagógico que equilibre teoria e prática, incentivando a interação entre os alunos e a aplicação de conhecimentos em contextos reais, ao mesmo tempo em que promove a inclusão e a participação ativa de todos os estudantes no processo de aprendizagem.

Considere o contexto de uma sala de aula diversificada, onde alunos apresentam diferentes níveis de proficiência em leitura e escrita. Como especialista em Língua Portuguesa, você é encarregado de desenvolver uma atividade que integre a prática de produção textual e a compreensão leitora, focando em gêneros textuais variados (narrativo, descritivo e argumentativo) e utilizando estratégias que promovam a fluência leitora e a coesão e coerência textuais.

Descreva uma atividade que você planejaria para essa aula, considerando a tipologia textual, os processos de produção e leitura de textos, e as estratégias didáticas para o ensino de leitura. Inclua na sua resposta como você abordaria a diversidade de competências leitoras e escritoras dos alunos e de que maneira você avaliaria a aprendizagem alcançada.


loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaPedagogia
BancaIGEDUC

A importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil transcende o mero entretenimento, representando uma ferramenta pedagógica fundamental que impulsiona o desenvolvimento cognitivo, socioafetivo e psicomotor das crianças. Essas atividades lúdicas são cruciais não apenas para o engajamento e a motivação, mas também para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como o pensamento crítico, a resolução de problemas, a criatividade e a interação social.

No contexto da Educação Infantil, os jogos e brincadeiras possibilitam a exploração de conceitos matemáticos de forma intuitiva e significativa, permitindo que as crianças construam conhecimento de maneira ativa e participativa. A abord…

Em um contexto educacional dinâmico e diversificado, a Educação Física desempenha um papel fundamental na formação integral dos alunos, não apenas promovendo a saúde física, mas também desenvolvendo habilidades sociais, emocionais e cognitivas. Dentro dessa perspectiva, a abordagem construtivista surge como uma ferramenta poderosa para engajar os alunos de forma ativa em seu próprio processo de aprendizagem.

Imagine uma escola que valoriza a participação ativa dos alunos e busca constantemente inovar suas práticas pedagógicas para atender às necessidades individuais de cada estudante. Nesse ambiente, os professores de Educação Física são desafiados a adotar uma abordagem construtivista, que …

Em um cenário educacional cada vez mais voltado para o desenvolvimento de habilidades de comunicação efetivas e críticas, o ensino de Língua Portuguesa assume um papel central na formação dos estudantes. A capacidade de articular pensamentos de forma clara e estruturada é uma competência essencial, que se apoia significativamente no domínio da morfologia e da sintaxe. Esses aspectos da linguagem são fundamentais para que os alunos não apenas compreendam os mecanismos da língua, mas também saibam aplicá-los de maneira eficaz em diferentes contextos de produção textual. Assim, o desafio para o educador especialista em Língua Portuguesa é criar oportunidades de aprendizado que conectem teoria e…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários