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Ano
Nível de escolaridade
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Q329281 | Biologia
Banca: IGEDUCVer cursos
Ano: 2024
Órgao: Pref Garanhuns - Prefeitura Municipal de Garanhuns
Cargo: Professor

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No contexto do ensino de Geografia, é essencial proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente e contextualizada da diversidade ambiental do Brasil. Os Domínios Morfoclimáticos, conceito fundamental da geografia física, oferecem uma estrutura conceitual sólida para explorar essa diversidade. Ao estudar os Domínios Morfoclimáticos, os alunos mergulham em uma análise geográfica que vai além dos limites político-administrativos, permitindo a compreensão das diferentes características físicas e climáticas do país.

Essa abordagem não apenas destaca as peculiaridades de cada região, mas também evidencia a interação entre os elementos naturais, como clima, relevo, vegetação e hidrografia, e suas influências na vida humana e nas atividades econômicas regionais. Por exemplo, a presença de diferentes tipos de vegetação nos Domínios Amazônico e Cerrado não apenas reflete as variações climáticas, mas também determina padrões de ocupação do solo, atividades agrícolas e impactos ambientais.

Portanto, ao explorar os Domínios Morfoclimáticos, os alunos não apenas adquirem conhecimento sobre a geografia física do Brasil, mas também desenvolvem habilidades de análise espacial e compreensão das relações entre sociedade e ambiente.

Essa compreensão contextualizada é essencial para formar cidadãos conscientes e críticos, capazes de compreender e lidar com os desafios ambientais e sociais enfrentados pelo país.

Considerando a importância da geografia como disciplina no Ensino Fundamental, explique de forma sucinta como a abordagem dos Domínios Morfoclimáticos do Brasil pode contribuir para a compreensão dos alunos sobre a diversidade ambiental do país. Destaque pelo menos duas características de cada domínio morfoclimático e discuta sua relevância para a vida humana e as atividades econômicas regionais. Em sua resposta, relacione os conceitos de clima, relevo, vegetação e hidrografia.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaBiologia
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