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Órgão
Ano
Nível de escolaridade
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Q329212 | Pedagogia
Banca: IGEDUCVer cursos
Ano: 2024
Órgao: Pref Garanhuns - Prefeitura Municipal de Garanhuns
Cargo: Professor

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Em uma escola do Ensino Fundamental, um grupo de professores de ciências está empenhado em desenvolver uma abordagem interdisciplinar que estimule os alunos a verem a ciência não como uma coleção isolada de fatos, mas como um campo dinâmico e integrado de conhecimento. Os professores reconhecem a importância de conectar os conceitos científicos ao mundo real dos estudantes, fomentando a curiosidade e a capacidade de investigação.

Para isso, eles decidiram criar uma série de atividades que interligam diferentes áreas das ciências naturais, como física, química e biologia, abordando temas como ondas eletromagnéticas, estados físicos da matéria, misturas e substâncias, evolução e ciclos biogeoquímicos. Essas atividades são projetadas para incentivar os alunos a explorarem como esses conceitos estão presentes no seu dia a dia, na natureza e na tecnologia ao seu redor.

A atividade central que os professores propõem envolve uma investigação sobre como a luz do sol influencia diferentes aspectos do ambiente terrestre, como o clima, os ciclos da água e do carbono, e a diversidade de vida no planeta. Os alunos serão encorajados a realizar experimentos, coletar dados e discutir suas descobertas, conectando o conhecimento adquirido em sala de aula com suas observações e experiências práticas.

Considerando a interdisciplinaridade, que é uma abordagem pedagógica fundamental no ensino de ciências, que promove a conexão entre diferentes áreas do conhecimento para uma compreensão mais ampla e integrada, e os temas de ondas e energia, estados físicos da matéria, misturas e substâncias, evolução, ciclos biogeoquímicos, e as competências e habilidades em ciências propostas pela BNCC, elabore uma atividade didática para alunos do Ensino Fundamental que integre ao menos três dos temas mencionados. A atividade deve estimular o pensamento crítico, a investigação científica e a conexão com o cotidiano dos estudantes.

Explique ainda, de maneira breve, os objetivos pedagógicos da atividade, como ela se relaciona com as tendências pedagógicas contemporâneas e como pode contribuir para o desenvolvimento das competências e habilidades em ciências da natureza.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaPedagogia
BancaIGEDUC

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