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Q329207 | Libras, Inclusão e Taquigrafia
Banca: IGEDUCVer cursos
Ano: 2024
Órgao: Pref Garanhuns - Prefeitura Municipal de Garanhuns
Cargo: Professor

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O Sistema Braille, criado no século XIX, por Louis Braille, um jovem francês que perdeu a visão na infância, representa uma das maiores conquistas na área da educação inclusiva, proporcionando às pessoas com deficiência visual a capacidade de ler e escrever de forma autônoma. Esse sistema de escrita tátil é composto por células de seis pontos em relevo, permitindo a representação de letras, números, símbolos matemáticos e musicais, entre outros. No contexto educacional, o Braille não é apenas um método de leitura e escrita; ele é uma ferramenta essencial para o acesso ao conhecimento, à cultura e à comunicação, servindo como um pilar para a inclusão e a participação plena de pessoas com deficiência visual na sociedade.

A educação especializada, que inclui o ensino do Sistema Braille, é fundamental para garantir que alunos com deficiência visual possam desenvolver suas capacidades e habilidades em igualdade de condições com os demais alunos. Professores brailistas têm a responsabilidade de dominar este sistema e transmiti-lo de maneira eficaz, adaptando suas metodologias às necessidades individuais de cada aluno. Eles são essenciais para promover a autonomia, a autoestima e a integração social de seus alunos, preparando-os para um futuro no qual possam contribuir ativamente para a sociedade.

Nesse cenário, o domínio do Sistema Braille pelo professor brailista e sua capacidade de aplicar estratégias pedagógicas inclusivas são cruciais. Eles não apenas ensinam a ler e escrever em Braille, mas também como utilizar essa habilidade para explorar o mundo, expressar ideias e interagir com os outros. A eficácia do professor brailista impacta diretamente no sucesso educacional do aluno, na sua inclusão escolar e, por extensão, na sua inclusão social. Portanto, a formação e a prática desses profissionais são fundamentais para a materialização dos direitos e da plena participação de pessoas com deficiência visual na sociedade.

Explique a importância do Sistema Braille na educação de pessoas com deficiência visual e discuta como o domínio desse sistema pelo professor brailista contribui para a inclusão e autonomia de alunos com deficiência visual. Inclua em sua resposta a relação entre o conhecimento do Braille e a aplicação de práticas pedagógicas inclusivas.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaLibras, Inclusão e Taquigrafia
BancaIGEDUC

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