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Q329202 | Contabilidade Pública
Banca: IGEDUCVer cursos
Ano: 2024
Órgao: Pref Garanhuns - Prefeitura Municipal de Garanhuns
Cargo: Contador

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Na Prefeitura de Beta, como em muitas administrações públicas, o Ativo Imobilizado representa uma parcela significativa do patrimônio. O gerenciamento adequado desses ativos é crucial para a sustentabilidade financeira e a transparência fiscal do município. A reavaliação de ativos imobilizados é um processo necessário para assegurar que o valor contabilizado desses ativos reflita seu valor real e atual no mercado
ou seu valor de uso para a prefeitura, considerando desgastes, obsolescência e outras variáveis.

Quando a reavaliação indica que o valor contábil de um ativo excede seu valor recuperável, surge a necessidade de registrar uma redução ao valor recuperável, conhecida como impairment. Essa medida ajusta o valor do ativo às suas condições atuais, evitando a superestimação de ativos e garantindo uma representação mais fiel do patrimônio público.

Esse procedimento não apenas afeta a avaliação e a classificação dos ativos imobilizados, mas também impacta as variações patrimoniais do município. Variações patrimoniais qualitativas referem-se às mudanças na qualidade ou na composição dos ativos, enquanto as quantitativas dizem respeito às alterações nos valores. Ambas são essenciais para determinar o resultado patrimonial, que é o indicativo do desempenho financeiro do município em um determinado período, influenciando decisões de gestão e políticas públicas.

A Lei nº 4.320/1964 estabelece as normas gerais de direito financeiro para a elaboração e controle dos orçamentos e balanços, orientando a forma como tais reavaliações e ajustes devem ser realizados e reportados, garantindo assim a conformidade e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos.

Considerando a Lei nº 4.320/1964 e os conceitos fundamentais de contabilidade pública, a Prefeitura de Beta realizou uma reavaliação do seu Ativo Imobilizado no final do exercício financeiro, identificando a necessidade de aplicar o teste de redução ao valor recuperável (impairment) em alguns ativos. Essa situação influenciou tanto as variações patrimoniais qualitativas quanto quantitativas, impactando o resultado patrimonial do município.

Elabore uma análise discursiva sobre como a reavaliação do Ativo Imobilizado e a subsequente aplicação do teste de impairment devem ser refletidas nas variações patrimoniais qualitativas e quantitativas da Prefeitura de Beta. Detalhe como esses ajustes afetam a realização da variação patrimonial e o resultado patrimonial, considerando os princípios de contabilidade pública e os critérios de avaliação e mensuração do ativo imobilizado, incluindo depreciação, exaustão e amortização, conforme a legislação vigente.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaContabilidade Pública
BancaIGEDUC

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