No período do governo militar, três programas governamentais foram fundamentais para a remodelação estrutural do Brasil: o Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG), o Primeiro Plano Nacional de Desenvolvimento (I PND) e o Segundo Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND). O PAEG promoveu mudanças institucionais que antecederam o chamado Milagre Econômico. O I PND, implementado entre 1967 e 1973, intensificou a produção industrial, especialmente de bens duráveis. No entanto, esses planos (PAEG e I PND) deixaram várias deficiências na estrutura produtiva do país, tanto internamente quanto externamente. Como resultado, a continuidade do crescimento econômico estava ameaçada e precisava de soluções, especialmente para resolver problemas estruturais. Em meio a uma crise internacional que levou muitos países a adotar políticas recessivas, o Brasil decidiu implementar o II PND, que muitos especialistas consideram uma estratégia de “fuga para frente”.
Considerando que o texto anterior tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo explicando, de maneira geral, o segundo Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND) [Valor: 8,50 pontos], adotado no Brasil de 1975 a 1979, destacando seus objetivos [Valor: 10,00 pontos] e resultados [Valor: 10,00 pontos].
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Redija um texto dissertativo a respeito da situação de armadilha da liquidez, discorrendo sobre as hipóteses desse resultado no modelo IS/LM. Ao elaborar seu texto, atenda ao que se pede a seguir.
1 Defina a situação de armadilha da liquidez; [valor: 7,50 pontos]
2 Explique como a armadilha da liquidez afeta as curvas IS e LM; [valor: 5,00 pontos]
3 Esclareça o que acontece com a elasticidade da demanda por moeda e com a preferência pela liquidez; [valor: 8,50 pontos]
4 Explicite o que acontece com a política monetária na situação em que a autoridade monetária fixa a quantidade de moeda. [valor: 7,50 pontos]
Análise a seguinte situação:
Ao chegar ao supermercado, você se depara com uma infinidade de produtos. São tantas marcas e versões que parece até inútil tentar se lembrar de mais do que 3 ou 4 opções (afinal, na próxima visita certamente surgirão novas).
Pão, leite, farinha, biscoitos (e bolachas!), queijo, requeijão, amendoins, leite condensado… Ufa, quanta coisa!
Lendo uma lista assim é impossível não imaginar a quantidade de coisas gostosas que poderíamos preparar para o próximo café da manhã, certo?
Mas a verdade é que, no mundo industrializado que temos hoje, cada vez menos os produtos são apenas leite, apenas farinha, apenas amendoim… E mais uma mistura de ingredientes estranhos.
Quem …
O teorema do eleitor mediano é um resultado importante na teoria da escolha pública porque constitui uma alternativa ao teorema da impossibilidade de Arrow. Todavia, aquele teorema é válido apenas sob condições bem-definidas. Quando essas condições são atingidas, o teorema explica, por exemplo, a razão de uma escolha ter sido feita entre duas propostas próximas entre si, realizadas por votação por maioria absoluta, evitando posições radicais. Ao mesmo tempo, a vitória de propostas radicais em ambientes democráticos em certas ocasiões pode ser explicada pelo não cumprimento de uma ou mais dessas condições.
Tendo como referência inicial as informações apresentadas, redija um texto dissertativo…



