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Órgão
Ano
Nível de escolaridade
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Q328091 | Administração Geral e Pública
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2023
Órgao: SEDUC SP - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Cargo: Professor

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Leia o texto motivador a seguir:

As diretrizes da Educação profissional e Tecnológica que no planejamento e na organização dos cursos deve haver uma conexão com demandas da sociedade e do mundo do trabalho:

Capítulo III

[…]

Art. 8º são critérios para o planejamento e a organização de cursos de Educação profissional e Tecnológica:

I – atendimento às demandas socioeconômico ambientais dos cidadãos e do mundo do trabalho; […]

Por outro lado, indicadores de desemprego, estudos relacionados ao perfil dos jovens e às dificuldades apresentadas pelas empresas para a contratação desse público ilustram o contextos de desafios e oportunidades ao qual se encontram a educação e o mercado profissional, conforme se observa nos dados a seguir:

  • IBGE indica que a taxa de desocupação entre os jovens de 18 a 24 é de 18%;
  • 76,47% das organizações dizem que os jovens que estão ingressando no mercado estão mal-informados sobre as carreiras do futuro e como o mundo do trabalho funciona;
  • 82,35% afirmam que os empregadores não conseguem contratar jovens com as qualificações de que necessitam para vagas ofertadas;

Nesse cenário apresentado pelos dados , relacionado a várias mudanças tecnológicas que alteram o mercado de trabalho, ganha destaque o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, as soft skills, necessárias para as profissões que exigem maior interação e subjetividade humana e que, por isso, têm menores chances de substituições do que as profissões com mais facilidade de automação.

Fontes: Resolucao CNE/CP nº 1, de 5 de janeiro de 2021, Diretrizes Curriculares Gerais para a Educacao Profissional e Tecnologica. Disponivel em: https://observatorioept.org.br/sobre-ept/legislacao. Acesso em: 19 Ago 2023. ITAU EDUCAÇAO E TRABALHO, O Futuro do Mundo do Trabalho para as Juventudes Brasileiras, 2023. Página 34. Disponível em: https://www.itaueducacaoetrabalho.org.br/biblioteca/publicacoes/futuro-do-mundo-do-trabalho-para-as-juventudes-brasileiras. Acesso em: 20 Ago 2023. DROUET, L. Compromisso empresarial com o futuro das juventudes. Correio Brasiliense, 18 Ago 2023. Disponivel em: https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2023/08/5117918-artigo-compromisso-empresarial-com-o-futuro-das-juventudes.html. Acesso em: 02 Set 2023.

A partir do texto apresentado, que ilustra o contexto dos desafios e das oportunidades para a educação e o mercado profissional, responda as questões a seguir:
a) Explique a importância do estágio supervisionado para a área de Gestão de Pessoas, destacando a atuação do supervisor responsável na empresa e do professor orientador do estágio na escola para o desenvolvimento do aluno na atividade.
b) Defina o que são soft skills e explique a soft skill Autoconhecimento, explicitando sua associação com os processos de escolha pessoal e profissional.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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