O conceito de competência, adotado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), marca a discussão pedagógica e social das últimas décadas e pode ser inferido no texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), especialmente quando se estabelecem as finalidades gerais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Além disso, desde as décadas finais do século XX e ao longo deste início do século XXI, o foco no desenvolvimento de competências tem orientado a maioria dos Estados e Municípios brasileiros e diferentes países na construção de seus currículos. É esse também o enfoque adotado em diversas avaliações internacionais. Ao adotar esse enfoque, a BNCC indica que as decisões pedagógicas devem estar orientadas para o desenvolvimento de competências.
Adaptado de BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
A ênfase no conceito de competência na atual organização curricular nacional reflete a necessidade de preparar os alunos para um mundo em constante mudança. Nesse contexto, é imprescindível que os educadores estejam adequadamente preparados para propiciar o desenvolvimento dessas competências, revendo antigos paradigmas.
a. Segundo o entendimento da BNCC, descreva, sucintamente, em que consiste uma competência.
b. Explique como o enfoque curricular em competências difere do paradigma tradicional de ensino-aprendizagem.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A tarefa de educar parece caber a muitos setores: ao governo, à escola e à família. No meio de todas as dificuldades do momento presente, o que cabe à escola e à família? É possível delimitar o espaço de cada uma delas?
Os professores e intelectuais em geral sempre defenderam a ideia de que a informação e a cultura são adquiridas sobretudo por meio da leitura de bons livros. Ocorre, entretanto, que o nível de leitura dos jovens parece estar decaindo significativamente, paralelamente a uma perda de prestígio da classe intelectual. O que fazer? Haverá outro meio de construir-se conhecimento ou outras estratégias para valorizá-lo?
As crianças de uma turma do Infantil II estavam observando o céu. A professora questionou o motivo da observação, e as crianças responderam que estavam “vendo o sol ir embora”. A partir dessa escuta, a professora, juntamente com sua turma, desenvolveu um projeto sobre o pôr do sol, que se desdobrou no conhecimento sobre o sistema solar. O registro da professora sobre esse trabalho apresentou desde o primeiro questionamento dos alunos até desenhos sobre as hipóteses das crianças, fotos do processo, material de pesquisa de livros e internet e escrita de um texto coletivo, tendo a professora como escriba de todo o percurso vivenciado. Tal trabalho constituiu-se em uma rica experiência de docume…



