A cloroquina e a hidroxicloroquina são 4-aminoquinolinas sintéticas, caracterizadas como bases fracas. Ambas estão na Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial da Saúde (OMS) e na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais.
A cloroquina foi desenvolvida, na década de 1940, para o tratamento da malária. A hidroxicloroquina é comumente prescrita no tratamento de malária sem complicações, da artrite reumatoide, do lúpus eritematoso discoide crônico e do lúpus eritematoso sistêmico.
O uso da cloroquina e da hidroxicloroquina foi amplamente discutido ao longo da pandemia por Covid-19. Estima-se que mais de 30 milhões de comprimidos de hidroxicloroquina, que integrava o “kit Covid” foram vendidos no Brasil. As diretrizes clínicas da Organização Mundial de Saúde não recomendam a hidroxicloroquina como tratamento para o Covid-19.
a) A definição de diretrizes clínicas, assim como o processo de seleção de medicamentos essenciais por comissões de Farmácia e terapêutica, se fundamenta em dois critérios principais, indicados pela OMS, para os quais se buscam a melhores evidências disponíveis. Cite esses critérios.
b) Para a promoção do uso racional de medicamentos, como os quimioterápicos citados, a Política Nacional de Medicamentos indica, além da implementação da RENAME, 5 (cinco) medidas. Indique-as.
c) Tendo em vista que o fator de equivalência sal/base da cloroquina é igual a 1,67 para difosfato de cloroquina e 1,25 para sulfato de cloroquina, analise a situação a seguir:
Um hospital recebe uma paciente em uso prévio de difosfato de cloroquina para o tratamento de lúpus eritematoso sistêmico.
A paciente possui 33 anos e peso corporal igual a 90 kg. A apresentação disponível na instituição, e prevista na RENAME, é em comprimidos de 150 mg de difosfato de cloroquina. O dermatologista recomendou o uso de 2 mg/kg/dia de cloroquina base. Quantos comprimidos de difosfato de cloroquina serão utilizados por dia?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Leia com atenção o texto abaixo, e responda ao que se pede.
A interação medicamentosa pode ser definida com uma resposta farmacológica ou clínica à administração de dois ou mais fármacos que seja diferente da resposta desencadeada por esses fármacos, quanto tomados individualmente.
Segundo OGA (2003), as interações medicamentosas são classificadas didaticamente segundo três critérios.
Descreva quais são esses critérios, e explicando detalhadamente a sua importância para o exercício profissional do Farmacêutico.
Os agentes diuréticos são fármacos que promovem uma perda de íons sódio e água do organismo, com consequente aumento no fluxo da urina. Eles são classificados de acordo com a sua estrutura química e mecanismos de ação. Os diuréticos benzotiadiazídicos e sulfonamídicos assemelham-se quanto à ação do ponto de vista farmacológico, apesar de serem quimicamente diferente.
Sobre o uso desses diuréticos, responda aos itens a seguir.
I. Indique os usos terapêuticos dessa classe de diuréticos.
II. Explique as causas de 3 efeitos adversos que ocorrem devido ao seu uso continuado, geralmente em pacientes idosos.
A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias ao Sistema Único de Saúde (CONITEC) publicou diretrizes metodológicas para acompanhar os gastos com medicamentos, um dos itens de maior despesa dos Sistemas de Atenção à Saúde.
Entre essas diretrizes, destaca-se a Diretriz de Avaliação Econômica.
a) Considerando este documento, indique as denominações dos quatro tipos fundamentais de avaliações econômicas.
b) A mensuração dos custos é uma etapa desafiadora nas avaliações, visto que refletem o funcionamento da economia na qual a tecnologia está inserida e expressam a estrutura organizacional do serviço de saúde, suas respectivas práticas e condutas, remuneração etc. Diferencie os 3 (três) tip…



